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Os aspectos gráfico-visuais e as representações arquetípicas das deusas gregas: uma análise de anúncios de perfumes femininos

The graphic-visual aspects and archetypical representations of greek goddess: an analysis of women's perfume ads

Machado, Felipe ; Fialho, Francisco Antonio Pereira ;

CIDI:

Na competitividade atual as marcas precisam ser estratégicas em relação aos significados intangíveis que almejam transmitir aos consumidores. Para tanto, os arquétipos vêm sendo utilizados como sistema de significação, pois permitem intermediar as emoções humanas e os conceitos das mercadorias. Neste artigo, demonstramos a relevância do design gráfico como artifício produtor de representações arquetípicas. O designer gráfico projeta as informações estéticas e as mensagens contidas nos anúncios publicitários, instrumentos comunicacionais das marcas. É ele quem planeja, configura e organiza de forma eficiente os elementos gráfico-visuais – fotografias, cores, tipografias etc. –, que comunicam os significados afetivo-simbólicos relativos as mercadorias. Para verificarmos nossa hipótese expusemos, em uma pesquisa visual, anúncios publicitários de perfumes femininos para 48 participantes, objetivando compreender os sentidos subjetivos dados aos componentes visuais. Com os dados coletados organizados, analisamos as sensações causadas pelos anúncios para, posteriormente, descrevermos correspondências entre as expressões visuais e os padrões arquetípicos femininos, especificamente, os regidos pelas deusas gregas. Evidenciamos que os produtos de comunicação publicitária, decorrentes do trabalho do designer gráfico, propiciaram impressões de cunho arquetípico, portanto, de significação intangível.

CIDI:

In the current competitive market, brands need to be strategic regarding the intangible meanings they aim to convey to consumers. Therefore, archetypes have been used as a system of signification, as they allow for mediating human emotions and the concepts of commodities. In this article, we demonstrate the relevance of graphic design as a device for producing archetypal representations. The graphic designer projects aesthetic information and messages contained in advertising announcements, which are communicative instruments of brands. It is the designer who plans, configures, and efficiently organizes the graphic-visual elements – such as photographs, colors, typography, etc. – that communicate the affective-symbolic meanings related to commodities. To verify our hypothesis, we presented visual advertisements for women's perfumes to 48 participants in a visual study, aiming to understand the subjective meanings attributed to the visual components. With the collected and organized data, we analyzed the sensations caused by the advertisements in order to later describe correspondences between the visual expressions and archetypal patterns specific to femininity, particularly those governed by Greek goddesses. We demonstrated that the advertising communication products resulting from the work of the graphic designer elicited archetypal impressions, thus conveying intangible signification.

Palavras-chave: design gráfico, arquétipo, significação, marcas, publicidade,

Palavras-chave: graphic design, archetype, significance, brands, advertising,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-97_644062

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Como citar:

Machado, Felipe; Fialho, Francisco Antonio Pereira; "Os aspectos gráfico-visuais e as representações arquetípicas das deusas gregas: uma análise de anúncios de perfumes femininos", p. 1460-1474 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-97_644062

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