Trabalho completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Os benefícios ambientais da adoção do próximo passo de controle de emissões de poluentes para máquinas agrícolas e rodoviárias no Brasil

The environmental benefits of the adoption of the next step of pollutants emission control for the non-road moving machines in Brazil

ABRANTES, R. D. ; FORCETTO, A. L. S. ;

Trabalho completo:

O Brasil atualizou os limites de emissões para veículos pesados e leves e motocicletas que foram reduzidos recentemente, mas para máquinas agrícolas e não rodoviárias (NRMM) os limites ainda são os mesmos. O controle de emissões MAR-1, equivalente ao programa Tier 3 dos EUA, foi publicado em 2011, só foi concluído em 2019 e agora está desatualizado. Além dos EUA e da UE, países como China, Índia, Venezuela e Chile já exigem níveis de emissão mais restritivos, como US Tier 4 ou Stage V. A não adoção de um desses dois programas expõe a população brasileira a poluentes que pode ser evitada, uma vez que a tecnologia de controle de emissões é bem conhecida e possível de ser implementada. Este artigo pretende apresentar, com base no crescimento da frota MAR projetado para os próximos 23 anos e nos resultados médios de emissões de homologação destas máquinas, as emissões poluentes estimadas, e os benefícios ambientais se uma fase MAR 2, equivalente ao Tier 4 dos EUA, for adotada a partir de 2027. Se o MAR-2 for adotado para todos os NRMM a partir de 2027, em 20 anos, estima-se que evitaria a liberação de mais de 331 mil toneladas de CO, 5,48 milhões de toneladas de hidrocarbonetos mais óxidos de nitrogênio e 235 mil toneladas de partículas.

Trabalho completo:

Brazi updated the emissions limits for heavy and light duty vehicles and motorcycles were recently reduced, but for agricultural and non-road machinery (NRMM) limits are still the same. MAR-1 emission control, equivalent to the US Tier 3 program, was published in 2011, reached its completion only in 2019, and is now outdated. In addition to the US and the EU, countries such as China, India, Venezuela, and Chile already require more restrictive emission levels, such as US Tier 4 or Stage V. Not adopting one of these two programs exposes the Brazilian population to pollutants that can be avoided, since the emission control technology is well known and possible to be implemented. This paper intends to present, based on the growth of the MAR fleet projected for the next 23 years and the average emissions results from the type of approval tests of these machines, the estimated pollutant emissions, and the environmental benefits if a MAR 2 phase, equivalent to US Tier 4, were adopted from 2027. If MAR-2 were adopted for all NRMM from 2027 onwards, in 20 years, it is estimated to avoid the release of more than 331 thousand tons of CO, 5.48 million tons of hydrocarbons plus nitrogen oxides and 235 thousand tons of particles.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/simea2024-PAP60

Referências bibliográficas
  • [1] " BRAZIL. CONAMA RESOLUTION 490, November 16, 2018: Dispõe
  • [2] sobre a nova fase de exigência do Programa de Controle da Poluição do
  • [3] Ar por Veículos Automotores – PROCONVE para veículos pesados
  • [4] novos (Fase P8 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília,
  • [5] DF. Available at: CONAMA-ingles.pdf (mma.gov.br). Access in
  • [6] May/10/2023.
  • [7] [2] BRAZIL. CONAMA RESOLUTION 492, December 20, 2018:
  • [8] Estabelece as Fases PROCONVE L7 e PROCONVE L8 de exigências do
  • [9] Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores –
  • [10] PROCONVE para veículos automotores leves novos de uso rodoviário,
  • [11] altera a Resolução CONAMA nº 15/1995 e dá outras providências.
  • [12] [3] BRAZIL. CONAMA RESOLUTION 493, June 24 2019: Estabelece a
  • [13] Fase PROMOT M5 de exigências do Programa de Controle da Poluição
  • [14] do Ar por Motociclos e Veículos similares - PROMOT para controle de
  • [15] emissões de gases poluentes e de ruído por ciclomotores, motociclos e
  • [16] veículos similares novos, altera as Resoluções CONAMA nºs 297/2002 e
  • [17] 432/2011, e dá outras providências.
  • [18] [4] BRAZIL. Conama Resolution 433, 2011. Provisions the inclusion of
  • [19] Motor Vehicles in the Air Pollution Program (PROCONVE) and
  • [20] establishes the maximum rates of noise emissions by new agriculture
  • [21] machines and new roadways. Published in Official Gazette in 14/07/2011.
  • [22] Available at: https://conama.mma.gov.br/images/conteudo/CONAMAingles.
  • [23] pdf. Access in May/10/20
  • [24] [5] USEPA. EPA Emission Standards for Nonroad Engines and Vehicles.
  • [25] Available at: https://www.epa.gov/emission-standards-referenceguide/
  • [26] epa-emission-standards-nonroad-engines-and-vehicles. Access in
  • [27] May/13/ 2023.
  • [28] [6] Shao, Z. The updated China IV non-road emission standards. Available
  • [29] at: https://theicct.org/wp-content/uploads/2021/12/china-iv-non-roademission-
  • [30] standards-jul2021.pdf. Access in May/10/2023.
  • [31] [7] Technology Pathways for Diesel Engines Used in Non-Road Vehicles and
  • [32] Equipment. Available at: https://theicct.org/wpcontent/
  • [33] uploads/2021/06/Non-Road-Tech-Pathways_whitepaper_
  • [34] vF_ICCT_20160915.pdf. Access in May/10/2023.
  • [35] [8] Directive 2000/14/Ce of The European Parliament and Of the Council of
  • [36] 8 May 2000 on the approximation of the laws of the Member States
  • [37] relating to the noise emission in the environment by equipment for use
  • [38] outdoors. Available at: https://eur-lex.europa.eu/legalcontent/
  • [39] EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:32000L0014. Access in
  • [40] May/13/2023.
  • [41] [9] Anfavea. National Association of Motor Vehicle Manufacturers.
  • [42] Yearbooks Anfavea 2023. Anuário da indústria automobilística brasileira.
  • [43] Available at: https://anfavea.com.br/site/anuarios/ . Access in
  • [44] May/16/2023.
  • [45] [10] Transformations and perspectives of Brazilian agribusiness. Available at:
  • [46] https://rbz.org.br/article/transformations-and-perspectives-of-brazilianagribusiness/.
  • [47] Access in May/10/2023.
  • [48] [11] Plano Nacional de Logística 2035 e a nova visão de Planejamento
  • [49] Integrado de Transportes Nacional. Available at:
  • [50] https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/planejamento-integradode-
  • [51] transportes/copy_of_planejamento-detransportes/
  • [52] 20211203WebinarEncerramentoPNL2035final.pdf. Access in
  • [53] Feb/02/24.
  • [54] [12] AFEEVAS. Association of Manufacturers of Vehicle Emission Control
  • [55] Equipment in South America. Inventário preliminar de Emissões para
  • [56] máquinas Agrícolas e rodoviárias (Preliminary Emissions Inventory for
  • [57] Agricultural and Road Machinery). Available at: Apresentação final
  • [58] Inventário Fora de Estrada - fase 1 Dez_2023-2 publica.pdf
  • [59] (afeevas.org.br). Access in Jan/18/24.
  • [60] [13] Costs of Emission Reduction Technologies for Diesel Engines Used in
  • [61] Non-Road Vehicles and Equipment. Available at: https://theicct.org/wpcontent/
  • [62] uploads/2021/06/Non_Road_Emission_Control_20180711.pdf.
  • [63] Access in May/10/2023.
  • [64] [14] BRAZIL. CONAMA RESOLUTION 403, November 11, 2008:
  • [65] Establishes provisions for the new phase of demands imposed by the
  • [66] Program for the Control of Air Pollution by Motor Vehicles
  • [67] (PROCONVE) for new heavy vehicles (Phase P-7), and other provisions.
  • [68] Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2008. Available at:
  • [69] https://conama.mma.gov.br/images/conteudo/CONAMA-ingles.pdf.
  • [70] Access in May/10/2023.
  • [71] [15] Gazeta Brasil. ANP propõe encerrar comercialização de diesel comum.
  • [72] Available at: https://gazetabrasil.com.br/brasil/2022/04/28/anp-propoeencerrar-
  • [73] comercializacao-de-diesel-comum/. Access in May/10/2023.
  • [74] [16] Brasil postos. Petrobras prevê fim do S-500. Available at:
  • [75] https://www.brasilpostos.com.br/noticias/combustiveis-2/petrobraspreve-
  • [76] fim-do-s-500/. Access in May/10/2023.
  • [77] [17] Petrobrás. Petrobras vai ampliar produção de diesel em meio a risco de
  • [78] desabastecimento. Available at: Petrobras vai ampliar capacidade de
  • [79] produção de diesel com conteúdo renovável ainda em 2023. Access in
  • [80] May/11/2024."
Como citar:

ABRANTES, R. D.; FORCETTO, A. L. S.; "Os benefícios ambientais da adoção do próximo passo de controle de emissões de poluentes para máquinas agrícolas e rodoviárias no Brasil", p. 297-300 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP60

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações