Agosto 2024 vol. 11 num. 1 - XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Trabalho completo - Open Access.
Os benefícios ambientais da adoção do próximo passo de controle de emissões de poluentes para máquinas agrícolas e rodoviárias no Brasil
The environmental benefits of the adoption of the next step of pollutants emission control for the non-road moving machines in Brazil
ABRANTES, R. D. ; FORCETTO, A. L. S. ;
Trabalho completo:
O Brasil atualizou os limites de emissões para veículos pesados e leves e motocicletas que foram reduzidos recentemente, mas para máquinas agrícolas e não rodoviárias (NRMM) os limites ainda são os mesmos. O controle de emissões MAR-1, equivalente ao programa Tier 3 dos EUA, foi publicado em 2011, só foi concluído em 2019 e agora está desatualizado. Além dos EUA e da UE, países como China, Índia, Venezuela e Chile já exigem níveis de emissão mais restritivos, como US Tier 4 ou Stage V. A não adoção de um desses dois programas expõe a população brasileira a poluentes que pode ser evitada, uma vez que a tecnologia de controle de emissões é bem conhecida e possível de ser implementada. Este artigo pretende apresentar, com base no crescimento da frota MAR projetado para os próximos 23 anos e nos resultados médios de emissões de homologação destas máquinas, as emissões poluentes estimadas, e os benefícios ambientais se uma fase MAR 2, equivalente ao Tier 4 dos EUA, for adotada a partir de 2027. Se o MAR-2 for adotado para todos os NRMM a partir de 2027, em 20 anos, estima-se que evitaria a liberação de mais de 331 mil toneladas de CO, 5,48 milhões de toneladas de hidrocarbonetos mais óxidos de nitrogênio e 235 mil toneladas de partículas.
Trabalho completo:
Brazi updated the emissions limits for heavy and light duty vehicles and motorcycles were recently reduced, but for agricultural and non-road machinery (NRMM) limits are still the same. MAR-1 emission control, equivalent to the US Tier 3 program, was published in 2011, reached its completion only in 2019, and is now outdated. In addition to the US and the EU, countries such as China, India, Venezuela, and Chile already require more restrictive emission levels, such as US Tier 4 or Stage V. Not adopting one of these two programs exposes the Brazilian population to pollutants that can be avoided, since the emission control technology is well known and possible to be implemented. This paper intends to present, based on the growth of the MAR fleet projected for the next 23 years and the average emissions results from the type of approval tests of these machines, the estimated pollutant emissions, and the environmental benefits if a MAR 2 phase, equivalent to US Tier 4, were adopted from 2027. If MAR-2 were adopted for all NRMM from 2027 onwards, in 20 years, it is estimated to avoid the release of more than 331 thousand tons of CO, 5.48 million tons of hydrocarbons plus nitrogen oxides and 235 thousand tons of particles.
Palavras-chave: -,
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DOI: 10.5151/simea2024-PAP60
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Como citar:
ABRANTES, R. D.; FORCETTO, A. L. S.; "Os benefícios ambientais da adoção do próximo passo de controle de emissões de poluentes para máquinas agrícolas e rodoviárias no Brasil", p. 297-300 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2024-PAP60
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