Março 2014 vol. 1 num. 2 - Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde
Resumo - Open Access.
Os Benefícios da Educação Assistida por Cães em Intervenções Numa Enfermaria Psiquiátrica Pediátrica: Relato de Experiência
Petenucci, Andrea Lorenzon ; Lopes, Laura Leães ;
Resumo:
Introdução o trabalho trata de um projeto pedagógico implantado no início de 2011 que prioriza a humanização hospitalar através de atividades educativas assistidas por cães terapeutas. o projeto atende crianças e jovens internados na enfermaria psiquiátrica pediátrica de um hospital de alta complexidade. Objetivo o objetivo visa relatar os benefícios do contato com o cão terapeuta como motivador para a adesão as atividades pedagógicas que promovem a manutenção do processo de ensino-aprendizagem durante a internação hospitalar. Método o relato de experiência baseia-se nas atividades pedagógicas realizadas semanalmente em função do público atendido pela enfermaria pediátrica psiquiátrica pautadas em três eixos: leitura, jogos e contato com os cães terapeutas. o relato também descreve como é desenvolvido o material de trabalho utilizado nas dinâmicas com os cães terapeutas. Resultado o projeto alcançou adesão em relação às atividades de pacientes com quadros, tais como TOC, isolamento, mutismo, TDAH, entre outros, bem como a participação em produções textuais e artísticas. As atividades desenvolvidas contribuíram para despertar a socialização dos pacientes internados na enfermaria pediátrica e a interação no grupo. Conclusão Este projeto permite concluirmos que o cão promove a adesão às atividades e a interação em grupo e devido a isso é importante a divulgação da atuação de profissionais na Educação Assistida por Cães. É necessário conscientizar os gestores hospitalares sobre a importância da pedagogia hospitalar e, principalmente, da Educação Assistida por Cães para que os hospitais abram suas portas a essa prática dando espaço para pesquisas científicas sobre este tema.
Resumo:
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10538
Referências bibliográficas
Como citar:
Petenucci, Andrea Lorenzon; Lopes, Laura Leães; "Os Benefícios da Educação Assistida por Cães em Intervenções Numa Enfermaria Psiquiátrica Pediátrica: Relato de Experiência", p. 191 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10538
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações