Maio 2015 vol. 1 num. 3 - 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade
Artigo - Open Access.
Os Dispositivos de Drenagem como Elucidação aos Acidentes Ocasionados por Aquaplanagem na BR 050
Nishicava, Natália Harumi ; Silva, Jéssica Carolina Alves da ; Wagner, Roberta Afonso Vinhal ; Oliveira, Luis Cesar de ;
Artigo:
Acidentes em rodovias acontecem diariamente, ceifando a vida e deixando feridas centenas de pessoas. No Brasil, no ano de 2013, foram contabilizados 186.474 acidentes nas rodovias federais do país, deixando 8.415 mortos – vide fonte abaixo. Segundo Paulo César Marques, professor de Engenharia de Tráfego da Universidade de Brasília, o número de mortos no trânsito no Brasil por ano é o mesmo número deamericanos mortos em toda a Guerra do Vietnã.Segundo o jornal R7 Noticias, o estado de Minas Gerais liderou o ranking das mortes nas estradas federais do país nos anos de 2010 e 2011. Na BR 050, que tem 209 km de extensão, estatísticas mostram que no ano de 2005 ocorreram 780 acidentes, com 32 vítimas fatais e 477 feridos. Visto que este número de acidentes é grande e frequente, suas causas devem ser analisadas minunciosamente a fim de diminuir estes índices.Aquaplanagem, também conhecida como Hidroplanagem, é o termo utilizado para se referir ao episódio que ocorre quando um veículo, em alta velocidade, desliza na pista ao passar por um filme de água ou outro fluido. O controle sobre o veículo depende exclusivamente da força de atrito entre os pneus e o pavimento e esta força precisaser suficientemente grande para que o veículo fique friccionado. E quando a água interfere nesta fricção, faz com que o pneu perca seu contato com o asfalto. Não que a água produza pouca fricção, ela pode até produzir atrito suficiente, porém quando passa sobre a roda, a água ou o líquido não permanece no mesmo local, isto faz com que o veículo deslize. Um motivo para que este fato ocorra é a falha no sistema de drenagem local, sendo que os dispositivos locais não estão agindo de forma eficaz.Há várias temáticas relacionadas à aquaplanagem, dentre elas podemos destacar: Qual é o tipo de solo predominante nos trechos onde ocorrem aquaplanagem? O tipo de solo é um item fundamental a ser analisado, visto que ele precisa ter boa absortividade. A estrada foi arquitetada de acordo com a topografia do ambiente? A topografia do local tem total relação sendo que dependendo do relevo local, as pistas podem passar por morros e depressões. E o escoamento da agua na rodovia, foi feito de forma adequada? Quais foram as medidas de escoamento utilizadas? Mas será que elas são as ideais para o trecho? O investimento para esta obra valeu a pena? Qual a medida a ser tomada caso seja necessário mudanças drásticas a fim de evitar mais acidentes?Este artigo tem como objetivo principal analisar a fundo os trechos ,pesquisar onde há maior incidência de acidentesdevido aquaplanegem e utilização de dispositivos inadequados a rodovia. De forma para que possamos analisar os dispositivos utilizados nos trechos e buscar formas cabíveis para seu melhoramento. da chuva, ele é essencial para um bom desempenho de uma estrada. No decorrer deste artigo, será feito um levantamento dos dispositivos de drenagem utilizados na rodovia.Em suma, o sistema de drenagem é o principal meio para escoamento da água citada, a fim de analisar de onde vêm as falhas no escoamento das águas pluviais e quais os dispositivos de drenagem ideais para corrigir ou substituir os atuais dispositivos do trecho.O objetivo deste trabalho é analisar e detectar tais falhas nos dispositivos de drenagem atuantes na BR-050 entre Uberaba e Uberlândia e perante isso encontrar formas de melhoria do processo, visto que grande parte dos acidentes em rodovias são devido à aquaplanagem.Ao final desta pesquisa serão apresentadas medidas para o melhoramento na durabilidade do pavimento, no seu custo total, em sua funcionalidade e principalmente para a segurança dos usuários.
Artigo:
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DOI: 10.5151/biochem-8entec-010
Referências bibliográficas
- [1] AZEVEDO, Ângela Martins. Considerações sobre a drenagem subsuperficial na - vida útil dos pavimentos rodoviárias. 2007.160. Dissertação de (mestrado)- Escola Politécnica. São Paulo. 2007.
- [2] CEDERGREN, Harry R. - Drenagem dos Pavimentos de Rodovias e Aeródromos, Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. e MT - DNER, 1.980. 171 p.
- [3] Skyscrapercity. Entregue duplicação da BR-050 entre Uberlândia e div. MG-SP. Disponível em: Andlt;http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=561761 Andgt; Acesso em: 05.mai.2014.
Como citar:
Nishicava, Natália Harumi; Silva, Jéssica Carolina Alves da; Wagner, Roberta Afonso Vinhal; Oliveira, Luis Cesar de; "Os Dispositivos de Drenagem como Elucidação aos Acidentes Ocasionados por Aquaplanagem na BR 050", p. 21-22 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/biochem-8entec-010
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