Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

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Os Elementos Visuais na Interface de Jogos Digitais Educativos Móveis para Crianças Autistas: Relatos de experiência

Visual Elements in the Interface of Mobile Educational Digital Games for Autistic Children: Experience Reports

Aquino, Ana Carolina Generoso de ; Domiciano, Cassia Letícia Carrara ; , ;

Artigo:

"O presente artigo tem como objetivo relatar e discutir as percepções sobre jogos digitais mobile educativos projetados para autistas, obtidas através de um grupo focal com profissionais que trabalham juntamente com crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista na APAE-MA (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luís - MA). Os jogos digitais são uma das mídias tecnológicas mais consumidas por crianças e adolescentes na atualidade. Na modalidade mobile, esses jogos possuem uma presença constante devido a capacidade da portabilidade dos aparelhos celulares ou tablets. Tal popularidade se dá também entre crianças dentro do TEA, caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta através do déficit na comunicação ou interação social e em comportamentos e interesses repetitivos, restritos e estereotipados. Os jogos digitais educativos móveis aqui se mostram como grande vantagem, tanto da potencialidade educativa através da interação intuitiva com informações relevantes e recompensas, quanto da praticidade do uso em qualquer ambiente. A presente pesquisa propõe uma reflexão acerca da necessidade de requisitos específicos dentro do projeto gráfico das interfaces de jogos educativos para crianças com TEA a partir das experiências e percepções dos profissionais participantes do grupo focal desenvolvido."

Artigo:

This article aims to report and discuss perceptions about educational mobile digital games designed for autistic people, obtained through a focus group with professionals who work together with children within the Autistic Spectrum Disorder at APAE-MA (Association of Parents and Friends of São Luís - MA). Digital games are one of the most consumed technological media by children and adolescents today. In the mobile modality, these games have a constant presence due to the portability capacity of cell phones or tablets. Such popularity also occurs among children within ASD, characterized as a neurodevelopmental disorder that manifests itself through a deficit in communication or social interaction and in repetitive, restricted and stereotyped behaviors and interests. Mobile educational digital games are shown here as a great advantage, both in terms of educational potential through intuitive interaction with relevant information and rewards, and the practicality of use in any environment. This research proposes a reflection on the need for specific requirements within the graphic design of educational game interfaces for children with ASD based on the experiences and perceptions of professionals participating in the developed focus group.

Palavras-chave: "Jogos Digitais Educativos; Transtorno do Espectro Autista; Design Gráfico; Design Gráfico Inclusivo; Interface.",

Palavras-chave: Educational Digital Games; Autistic Spectrum Disorder; Graphic Design; Inclusive Graphic Design; Interface,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-69

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Como citar:

Aquino, Ana Carolina Generoso de; Domiciano, Cassia Letícia Carrara; , ; "Os Elementos Visuais na Interface de Jogos Digitais Educativos Móveis para Crianças Autistas: Relatos de experiência", p. 1078-1092 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-69

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