Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Os Invisíveis da UEMG e Outras Invisibilidades naEducação em Tempos de Pandemia

The Invisibles of UEMG and Others Education Invisibilities during PandemicTimes

Fonseca, Mário Geraldo Rocha da ;

Artigo completo:

O artigo aproxima a realidade de alunos e professores da Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG), de modo particular dos cursos de Design, em situação de vulnerabilidade, àquela queapareceu depois do lançamento do auxílio emergencial do Governo Federal e que foi chamada deinvisíveis. Na verdade, o que apareceu foi mais uma das facetas da desigualdade social crônica doBrasil, já diagnosticada pelos estudos do sociólogo Florestan Fernandes entre as décadas de 1940 e1970. Autocracia burguesa foi um dos conceitos que ele forjou para tentar observar como o sistemaeconômico produz as mais diversas formas de manter a disparidade entre uma minoria que detémmais da metade da renda per capita do país e uma imensa parcela da população totalmentedesassistida e que só tende a crescer em uma situação de pós-pandemia.

Artigo completo:

The paper approximates the reality of Minas Gerais State University (UEMG) students andteachers, particularly design courses, in its vulnerable situation to that one which has arisen afterthe release of the Federal Government emergency aid and which has been called invisibles. Actually,what has arisen concerns to one of the chronic social inequality faces in Brazil, which has beenalready diagnosed by the sociologist Florestan Fernandes studies between the 40s and 70s of the lastcentury. Bourgeois autocracy was one of the concepts that he came up with to observe how theeconomic system produces a range of ways to keep the disparity between a minority that owns morethan a half of per capita income of the country and a huge portion of the population totally unassistedand that tends to increase in a post-pandemic situation.

Palavras-chave: invisíveis; desigualdade social; autocracia burguesa,

Palavras-chave: invisibles; social inequality; bourgeois autocracy,

DOI: 10.5151/cid2020-100

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Como citar:

Fonseca, Mário Geraldo Rocha da; "Os Invisíveis da UEMG e Outras Invisibilidades naEducação em Tempos de Pandemia", p. 1331-1343 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-100

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