Setembro 2023 vol. 10 num. 1 - XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Trabalho completo - Open Access.
Otimização robusta de flange de módulo de combustível visando falha segura
Robust design optimization of a fuel module's flange aiming a fail safe
FROSE, Luciano Rafael Hansel ; ALMEIDA, Rafael ; MESTRINER, Gustavo ; TOBIAS JR, José ; LUERSEN, Marco Antônio ;
Trabalho completo:
Este trabalho apresenta uma metodologia para determinar as dimensões geométricas da flange do módulo de alimentação de combustível para aumentar a segurança do veículo, garantindo um componente robusto. A principal função do módulo de alimentação de combustível é fornecer combustível do tanque para o sistema de injeção do veículo. Em situações de choque mecânico, é essencial que a flange e o módulo de combustível funcionem sem sofrer danos permanentes. Em caso de acidente ou colisão, o flange deve romper-se apenas em regiões específicas para evitar o vazamento de combustível e mitigar os danos aos passageiros. A metodologia proposta baseia-se em simulações numéricas, utilizando uma geometria inicial como entrada, e fornece uma análise abrangente da influência de cada variável geométrica do projeto. Esta abordagem resulta num projecto robusto que considera as variações estatísticas decorrentes do processo de produção.
Trabalho completo:
This work presents a methodology to determine geometric dimensions of the fuel supply module flange to enhance vehicle safety by ensuring a robust component. The primary role of the fuel supply module is to supply fuel from the tank to the vehicle
Palavras-chave: ,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/simea2023-PAP33
Referências bibliográficas
- [1] " MILLER, Joseph. Automotive System Safety: Critical
- [2] Considerations for Engineering and Effective Management.
- [3] Quality and Reliability Engineering Series. Wiley, 2020.
- [4] ISBN 9781119579625.
- [5] [2] ODER, Michael et al. Gasoline-engine management:
- [6] Basics and components. Robert Bosch GmbH, 2001.
- [7] [3] ARORA, Jasbir. Introduction to Optimum Design
- [8] (Fourth Edition). Jasbir Singh Arora (Ed.). Boston:
- [9] Academic Press, 2017. iv. ISBN 978-0-12-800806-5.
- [10] [4] DE SOUZA ALMEIDA, Rafael, Ferreira, André, and
- [11] Bissolatti, Marcos (2019). Engine component development
- [12] based on the application of non-parametric topology
- [13] optimization. SAE Technical Paper. doi:
- [14] https://doi.org/10.4271/2019-36-0097.
- [15] [5] JURECKA, Florian. Robust Design Optimization
- [16] Based on Metamodeling Techniques. 2007. Ph.D. Thesis -
- [17] Technische Universität München, München.
- [18] [6] NOESIS. Robustness & Reliability: Engineering for the
- [19] Real World. Available at:
- [20] https://www.noesissolutions.com/ourproducts/optimus/robustness-reliability. Accessed on: 19
- [21] may 2023.
- [22] [7] DOBES, Martin; NAVRATIL, Jiri. Solving Crash
- [23] Problems of the Fuel Supply Modules in the Fuel Tank.
- [24] In: 10th European LS-DYNA Conference 2015. Würzbug,
- [25] Germany, 2015.
- [26] [8] DYNARDO GmbH. Robust Design Optimization.
- [27] Available at:
- [28] https://library.dynardo.de/fileadmin/Material_Dynardo/bibli
- [29] othek/WOST_India_04/01_Will_Robust_Design_Optimiza
- [30] tion_-_Overview__.pdf. Accessed on: 19 may 2023."
Como citar:
FROSE, Luciano Rafael Hansel; ALMEIDA, Rafael; MESTRINER, Gustavo; TOBIAS JR, José; LUERSEN, Marco Antônio; "Otimização robusta de flange de módulo de combustível visando falha segura", p. 230-237 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva .
São Paulo: Blucher,
2023.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2023-PAP33
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações