Novembro 2017 vol. 3 num. 12 - 11º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto
Poster - Open Access.
PADRÕES E FATORES DETERMINANTES DA ADOÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO: UM LEVANTAMENTO COM PRATICANTES NO CONTEXTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO
Mudrik, Júlia Araújo Tiso ; Jácome, Paula Gabrielle de Souza ; Freitas, Jonathan Simões ; Gonçalves, Márcio Augusto ; Bagno, Raoni Barros ;
Poster:
Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, a inovação e o desenvolvimento contínuo de novos produtos são atividades essenciais para que as empresas sobrevivam ao longo do tempo. Nesse contexto, várias ferramentas que visam auxiliar e melhorar o desempenho dessas atividades foram desenvolvidas e são utilizadas pelas empresas. É crescente o número de estudos que buscam compreender os padrões (i.e. as ferramentas mais usadas) e os fatores determinantes da adoção dessas ferramentas em diferentes tipos de empresas e países, e a sua relação com o sucesso das inovações. Entre os fatores identificados estão a estratégia de inovação adotada, o grau de formalização do processo, a complexidade da ferramenta, o tamanho da empresa, entre outros. O objetivo deste artigo é ampliar a compreensão sobre os fatores determinantes da adoção das ferramentas de inovação e iniciar a avaliação dos padrões de adoção no contexto brasileiro. Através de um levantamento bibliográfico, as ferramentas e fatores mais citados pela literatura são apresentados. A partir desse levantamento, um questionário foi desenvolvido e aplicado em alunos do programa de mestrado profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG. Constatou-se que as ferramentas mais utilizadas são o Brainstorming, a Gestão de portfólio, o Grupo foco e o Planejamento de cenários. Além disso, algumas das ferramentas mais citadas pela literatura se mostraram desconhecidas para os respondentes.
Poster:
Palavras-chave: Gestão da Inovação, Gestão de Desenvolvimento de Produtos, Ferramentas de Gestão,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cbgdp2017-043
Referências bibliográficas
- [1] BRADY, T. et al. Tools for technology management: an academic perspective. Technovation, v. 17, n. 8, p. 417-426, 1997. ISSN 0166-4972.
- [2] CHAI, K.H.; XIN, Y. The application of new product development tools in industry: the case of Singapore. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 53, n. 4, p. 543-554, 2006. ISSN 0018-9391.
- [3] CLARK, D.N. Strategic management tool usage: a comparative study. Strategic Change, v. 6, n. 7, p. 417-427, 1997. ISSN 1099-1697.
- [4] D'ALVANO, L.; HIDALGO, A. Innovation management techniques and development degree of innovation process in service organizations. R&D Management, v. 42, n. 1, p. 60-70, 2012. ISSN 1467-9310.
- [5] DE WAAL, G.A.; KNOTT, P. Patterns and drivers of NPD tool adoption in small hightechnology firms. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 63, n. 4, p. 350-361, 2016. ISSN 0018-9391.
- [6] FROST, F.A. The use of strategic tools by small and medium‐sized enterprises: an Australasian study. Strategic change, v. 12, n. 1, p. 49-62, 2003. ISSN 1099-1697.
- [7] GONZÁLEZ, F.J.M.; PALACIOS, T.M.B. The effect of new product development techniques on new product success in Spanish firms. Industrial Marketing Management, v. 31, n. 3, p. 261-271, 2002. ISSN 0019-8501.
- [8] HIDALGO, A.; ALBORS, J. Innovation management techniques and tools: a review from theory and practice. R&d Management, v. 38, n. 2, p. 113-127, 200 ISSN 1467-9310.
- [9] HUSSEY, D.E. Glossary of techniques for strategic analysis. Strategic Change, v. 6, n. 2, p. 97-115, 1997. ISSN 1099-1697.
- [10] HUTZSCHENREUTER, T.; KLEINDIENST, I. Strategy-process research: what have we learned and what is still to be explored. Journal of Management, v. 32, n. 5, p. 673-720, 2006. ISSN 0149-2063.
- [11] KRISHNAN, V.; ULRICH, K.T. Product development decisions: A review of the literature. Management science, v. 47, n. 1, p. 1-21, 2001. ISSN 0025-1909.
- [12] LEBER, M.; BASTIČ, M.; BUCHMEISTER, B. The trends in usage and barriers of innovation management techniques in new product development. Strojniški vestnik-Journal of Mechanical Engineering, v. 60, n. 6, p. 382-388, 2014. ISSN 0039-2480.
- [13] MARKHAM, S.K.; LEE, H. Product development and management association's 2012 comparative performance assessment study. Journal of Product Innovation Management, v. 30, n. 3, p. 408-429, 20 ISSN 1540-5885.
- [14] MOISANDER, J.; STENFORS, S. Exploring the edges of theory-practice gap: Epistemic cultures in strategy-tool development and use. Organization, v. 16, n. 2, p. 227-247, 2009. ISSN 1350-5084.
- [15] MORTARA, L. et al. Tool fingerprinting: Characterising management tools. International Conference on Management of Engineering & Technology (PICMET), 2014, 2014. Portland IEEE. p.102-117.
- [16] NIJSSEN, E.J.; FRAMBACH, R.T. Determinants of the adoption of new product development tools by industrial firms. Industrial Marketing Management, v. 29, n. 2, p. 121-131, 2000. ISSN 0019-8501.
- [17] NIJSSEN, E.J.; LIESHOUT, K.F.M. Awareness, use and effectiveness of models and methods for new product development. European Journal of Marketing, v. 29, n. 10, p. 27-44, 1995. ISSN 0309-0566.
- [18] PHAAL, R.; FARRUKH, C.J.P.; PROBERT, D.R. A framework for supporting the management of technological knowledge. International Journal of Technology Management, v. 27, n. 1, p. 1-15, 2004. ISSN 0267-5730.
- [19] ______. Technology management tools: concept, development and application. Technovation, v. 26, n. 3, p. 336-344, 2006. ISSN 0166-4972.
- [20] POPPER, R. How are foresight methods selected? Foresight, v. 10, n. 6, p. 62-89, 2008. ISSN 1463-6689.
- [21] RIGBY, D.K. Putting tools to the test: senior executives rate 25 top management tools. Strategy & Leadership, v. 29, n. 3, p. 4-12, 2001. ISSN 1087-8572.
- [22] TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008. 600p. ISBN 9788577802029.
- [23] TIDD, J.; BODLEY, K. The influence of project novelty on the new product development process. 2002.
- [24] TIDD, J.; THURIAUX, A.B. Innovation management practices: cross‐sectorial adoption, variation, and effectiveness. R&D Management, 2016. ISSN 1467-9310.
Como citar:
Mudrik, Júlia Araújo Tiso; Jácome, Paula Gabrielle de Souza; Freitas, Jonathan Simões; Gonçalves, Márcio Augusto; Bagno, Raoni Barros; "PADRÕES E FATORES DETERMINANTES DA ADOÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO: UM LEVANTAMENTO COM PRATICANTES NO CONTEXTO DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO", p. 424-433 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cbgdp2017-043
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações