CONGIC - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Painéis de dados com foco no usuário: desenvolvimento de dashboards para controle de vendas em varejo, baseados na interação com stakeholders.

User-focused data panels: developing dashboards to control retail sales, based on interaction with stakeholders

Vieira, Ana Carolina de Souza ; Mauricio, Maria Alice ;

CONGIC:

O presente artigo descreve o desenvolvimento de um projeto que integra a pesquisa com o usuário na criação de dashboards para um sistema que atende lojistas do microvarejo brasileiro. Para atingir os resultados esperados aplicou-se o Agile User-Centered Design, uma adaptação do método ágil para o design de interação, de Desiré Sy. O projeto se dividiu em dois momentos: um de descobertas, com entrevistas com usuários para definição do(s) problema(s), validações e iterações e outro de desenvolvimento, com criação de protótipos e avaliações de usabilidade e de satisfação com a nova interface, em um ciclo iterativo de coleta de feedback. Assim, aplicaram-se pesquisas qualitativas e quantitativas como questionários, entrevistas, testes de usabilidade não moderados e pesquisas satisfação para chegar em uma versão inicial do painel de controle com as principais informações utilizadas pelo grupo de usuários e funcionalidades que contribuiriam para agilizar suas rotinas, com foco na eficiência, eficácia e satisfação com o seu uso.

CONGIC:

The present article describes the development of a project that integrates user research into the creation of dashboards for a system dedicated to micro-retailers in Brazil. To achieve the expected outcomes, Agile User-Centered Design¹ was applied, an adaptation of the agile methodology for interaction design. The project was divided into two phases: a discovery phase, involving user interviews to define the problems, validations, and iterations, and another phase of development, including the creation of prototypes and assessments of usability and satisfaction with the new interface, within an iterative feedback collection cycle. Qualitative and quantitative research methods were employed, such as questionnaires, interviews, unmoderated usability tests, and satisfaction surveys, to arrive at an initial version of the control panel containing key information used by the user group and functionalities aimed at streamlining their routines, with a focus on efficiency, effectiveness, and satisfaction with its usage.

Palavras-chave: design centrado no usuário, painel de dados, processo de design,

Palavras-chave: user centered design, data dashboard, design process,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-160_650624

Referências bibliográficas
  • [1] Barbosa, S., & Silva, B. (2010). Interação humano-computador. Elsevier Brasil.
  • [2] Black, A., Luna, P., Lund, O., & Walker, S. (Eds.). (2017). Information design: research and practice. Taylor & Francis.
  • [3] Bonsiepe, G. (2020). Design, cultura e sociedade. Editora Blucher.
  • [4] Bonsiepe, G. (2021). Do material ao digital. Editora Blucher.
  • [5] Cooper, A., Reimann, R., & Cronin, D. (2015). About face. The Essentials of Interaction Design, 3.
  • [6] Data Plus Science (2018) The Definition of a Dashboard Disponível em https://www.dataplusscience.com/DashboardDefinition.html. Acesso em: 10 abr. 2023.
  • [7] Farrell, S. (2017). UX research cheat sheet. Nielsen Norman Group. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ux-research-cheat-sheet/. Acesso em: 27 abr. 2023.
  • [8] Henriques, C., Pilar, D., & Ignácio, E. (2022). UX Research com sotaque brasileiro: ou sobre como fazer pesquisas com usuários no Brasil sem apegos acadêmicos ou erros do mercado. Casa do Código.
  • [9] MARIO TOLEDO (2018) Por que a maioria das empresas evitam atender o pequeno varejo no Brasil? São Paulo: Sintec Consulting. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2023
  • [10] Nielsen and Norman Group (2017) A 100-Year View of User Experience? Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/100-years-ux/. Acesso em: 10 abr. 2023.
  • [11] Sauro, J. (2010). Does better usability increase customer loyalty. Measuring U. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2023.
  • [12] Sintec Consulting (2018) Por que a maioria das empresas evitam atender o pequeno varejo no Brasil? Disponível em https://s3-us-west-2.amazonaws.com/sintec-uploads/wp-content/uploads/2019/05/05130635/OTCeRTM-2.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.
  • [13] Sy, D. (2007). Adapting usability investigations for agile user-centered design. Journal of usability Studies, 2(3), 112-132.
  • [14] Thackara, J. (2006). In the bubble: Designing in a complex world. MIT press.
Como citar:

Vieira, Ana Carolina de Souza ; Mauricio, Maria Alice ; "Painéis de dados com foco no usuário: desenvolvimento de dashboards para controle de vendas em varejo, baseados na interação com stakeholders.", p. 2180-2192 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-160_650624

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações