Novembro 2024 vol. 12 num. 4 - 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP
Artigo - Open Access.
Papel do erro em processos de ensino de projeto em design
The role of error in design teaching processes
DINELLI, Maria Beatriz Saraiva ; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do ;
Artigo:
Este estudo de doutorado foi concebido com base no pensamento do filósofo da ciência Karl Popper e do filósofo da educação Henry Perkinson, que enfatizavam a centralidade de constatações da ocorrência de erro em processos de aperfeiçoamento da compreensão científica da realidade e de aprendizagem. Sua estrutura metodológica é de natureza qualitativa, na modalidade descritivo-observacional de estudo de reconhecimento, com acentuado caráter fenomenológico e de inquérito filosófico. Ele busca identificar, analisar e sistematizar situações de ensino de processos pedagógicos de projeto de design (seja visual, de produto e/ou de serviço) que manifestem instâncias de identificação de erros como oportunidades de aperfeiçoamento de aprendizado de projeto em design. Até o momento, já foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas em profundidade com professores e alunos, bem como efetuadas observações “in loco”, acompanhando disciplinas de projeto em São Paulo. A questão fundamental da pesquisa está subdividida em seis subproblemas: maneiras de manifestação de instâncias de erros em projetos de alunos; momentos em que tais instâncias de erro possam acontecer em processos de aprendizado no transcorrer das disciplinas; fatores que pareçam fomentar ou inibir a ocorrência, exuberância e eficácia de interferências pedagógicas de constatações de erros; recepção e assimilação por alunos de momentos de identificação de erros; percebida eficácia de constatações de erros ao longo de processos de projeto observadas em seus resultados; percepções e reflexões mais gerais e abstratas suscitadas sobre o tema. Por meio da análise associativa de dados, busca-se induzir, no material já levantado e classificado entre os seis subproblemas acima, determinado número de categorias conceituais capazes de identificar e sistematizar padrões abstratos de associação. Dentre resultados preliminares que despontam, por exemplo, na categorial conceitual “comentários analíticos e críticos”, que incide, simultaneamente, em três subproblemas: “maneiras”; “momentos” e “fatores”, tem-se que alunos tenderiam a atribuir maior eficácia a feedbacks bem direcionados, fundamentados e construtivos, vinculados a aspectos específicos de seus projetos, em lugar de comentários vagos, lacônicos e subjetivos. Os dados preliminares também sugerem que o envolvimento de toda turma na formulação dialética e coletiva de retorno crítico sobre o projeto de cada aluno contribuiria para credibilidade das observações. Dados também indicam que erros percebidos como mais graves são os que mais ensinariam, ao constituírem experiências marcantes. Ainda foi apontado que orientações críticas oferecidas aos alunos em atendimentos e apresentações de trabalhos, ao longo do semestre letivo, tendem a ser mais detalhadas, informativas e úteis, o que não ocorreria com a mesma riqueza pedagógica na divulgação de notas finais. Por fim, sugere-se que tanto o reconhecimento de ocorrências de acertos e de erros quanto a expressão detalhada e fundamentada de comentários críticos por parte dos envolvidos auxiliaria os alunos a desenvolverem compreensão mais bem informada sobre a prática de projeto, facultando-lhes atuação potencialmente mais capacitada no campo do design.
Artigo:
This doctoral study is conceived based on the ideas of science philosopher Karl Popper and education philosopher Henry Perkinson, who emphasized the centrality of error detection in the processes of enhancing scientific understanding of reality and learning. Its methodological framework is qualitative, employing a descriptive-observational study modality with a pronounced phenomenological and philosophical inquiry character. The study aims to identify, analyze, and systematize teaching situations in pedagogical processes related to design projects (whether visual, product, and/or service) that demonstrate instances where the identification of errors serves as opportunities for improving design learning. So far, nine in-depth semi-structured interviews have been conducted with teachers and students, and “in loco” observations of design courses in São Paulo have been carried out. The fundamental research question is subdivided into six sub-questions: the manifestations of error instances in student projects; the moments when such instances of error might occur during learning processes within courses; factors that seem to foster or inhibit the occurrence, extent, and effectiveness of pedagogical interventions based on error detection; student reception and assimilation of error identification moments; perceived effectiveness of error detection throughout design processes as observed in their outcomes; and more general and abstract perceptions and reflections on the topic. Through associative data analysis, the study seeks to induce a number of conceptual categories from the data already collected and classified according to the six sub-questions above, aiming to identify and systematize abstract patterns of association. Among the preliminary results, for instance, the conceptual category “analytical and critical comments,” which simultaneously affects three sub-questions: “ways,” “moments,” and “factors,” suggests that students tend to attribute greater efficacy to well-directed, substantiated, and constructive feedback related to specific aspects of their projects rather than vague, terse, and subjective comments. Preliminary data also suggest that involving the entire class in a dialectical and collective formulation of critical feedback on each student's project would contribute to the credibility of the observations. Furthermore, data indicate that perceived more serious errors are the most educational, as they constitute memorable experiences. It was also noted that critical guidance provided to students during feedbacks sessions and work presentations throughout the semester tends to be more detailed, informative, and useful, which is not the case with the same pedagogical richness in final grade disclosures. Finally, it is suggested that both the recognition of occurrences of correct and incorrect responses and the detailed and substantiated expression of critical comments by those involved would help students develop a better-informed understanding of design practice, potentially enabling them to perform more effectively in the field of design.
Palavras-chave: Filosofia da educação, Karl Popper, Figura do erro em processos pedagógicos, Ensino de design, Processos de projeto em design,
Palavras-chave: Philosophy of education, Karl Popper, Role of error in pedagogical processes, Design education, Design processes,
DOI: 10.5151/8spdesign-015
Referências bibliográficas
- [1] "PERKINSON, Henry J. Learning from our mistakes: a reinterpretation of twentieth-century educational theory. Westport, Connecticut: Greenwood, 1984. 209 p.
- [2] POPPER, Karl. Conjecturas e refutações. Brasília: Editora da UnB, 1963/2008. 449 p.
- [3] POPPER, Karl. Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Editorial Fragmentos, 2006. 315 p."
Como citar:
DINELLI, Maria Beatriz Saraiva; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do; "Papel do erro em processos de ensino de projeto em design", p. 54-56 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/8spdesign-015
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