Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Para começar a pensar o ensino de História do Design em Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico

To start thinking about the teaching of Design History in Higher Technology Courses in Graphic Design

EFREM, Rafael ; BRAGA, Marcos da Costa ;

Article:

O conhecimento em História do Design contribui no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, essencial não só para a prática projetual, mas para a construção de uma identidade social dos profissionais. Apesar desta importância, o que se pôde verificar através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), é um baixo engajamento por parte dos discentes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico (CSTDG) em relação ao conhecimento histórico do seu campo profissional. Por isso, a questão central da pesquisa é: que conteúdos e ações didáticas podem melhorar o engajamento dos estudantes nas aulas de História do Design em CSTDG? E o objetivo geral da pesquisa é identificar que conteúdos e ações didáticas podem melhorar o engajamento dos estudantes nas aulas de História do Design em CSTDG. Para atender ao objetivo geral, esta pesquisa será de cunho exploratório e de caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica, documental e estudo de campo. Para Deslauriers e Kérisit (2008, p. 131), o cotidiano da sala de aula é um dos “objetos privilegiados de uma abordagem qualitativa”. Seguindo-os, esta pesquisa envolverá: a) Revisão bibliográfica: sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT), didática e didática da EPT, teoria do currículo, ensino de História do Design e formação do campo profissional de design gráfico no Brasil; b) Amostra: definida a partir do Censo da Educação Superior de 2020, pretendemos recorrer a 50% das instituições públicas, ou seja, 7, e o dobro disto para as particulares, ou seja, 14, somando 21 CSTDG no total, a partir do ranking de melhor desempenho no Enade; c) Coleta de dados: os dados serão coletados a partir de pesquisa documental (Cellard, 2008), e por entrevistas não-dirigidas (Poupart, 2008) e enquetes (Richardson, 2012). Os documentos com os quais trabalharemos serão os Planos Pedagógicos de Curso (PPC), também chamados de Projetos Político-Pedagógicos (PPP), dos CSTDG, e os Planos de Disciplina/Ensino, com ementas, conteúdos programáticos e bibliografias básicas e complementares. Com os PPP/PPC, pretendemos comparar os perfis dos egressos para descobrir se há um padrão entre as habilidades e competências previstas e para verificar se existe um ethos profissional comum. As entrevistas não-dirigidas serão com professores da disciplina de História do Design dos 21 CSTDG para saber o que ministram, como ministram e avaliam, além de suas formações acadêmicas e perfis profissionais para saber se são variáveis que influenciam na didática. As enquetes serão aplicadas com estudantes, pensando em 10 estudantes por curso, totalizando 210 indivíduos, para entender como percebem a disciplina; d)Análise e interpretação dos dados: será utilizada a Análise de Conteúdo como apresentado por Gomes (2007), com foco na Análise temática. As etapas para a análise são: decomposição do material em partes; categorização das partes; descrição dos resultados da categorização; realização de inferências dos resultados e interpretação dos resultados a partir do referencial teórico; e)Relatório: a escrita da tese com identificação de ações e conteúdos que possam compor um conjunto de sugestões/propostas para o ensino de História do Design nos CSTDG.

Article:

Knowledge of Design History contributes to the development of critical-reflective thinking, which is essential not only for design practice, but also for the construction of a social identity for professionals. Despite this importance, what can be seen from the National Student Performance Exam (Enade) is a low level of engagement on the part of students on Higher Technology Courses in Graphic Design (CSTDG) in relation to the historical knowledge of their professional field. Therefore, the central question of the research is: what content and didactic actions can improve student engagement in History of Design classes in CSTDG? And the general objective of the research is to identify what content and didactic actions can improve student engagement in History of Design classes in CSTDG. In order to meet the general objective, this research will be exploratory and qualitative in nature, with bibliographical and documentary research and a field study. For Deslauriers and Kérisit (2008, p. 131), the everyday life of the classroom is one of the "privileged objects of a qualitative approach". Following them, this research will involve: a) Bibliographic review: on Professional and Technological Education, didactics, curriculum theory, teaching Design History and the formation of the professional field of graphic design in Brazil; b) Sample: defined based on the 2020 Higher Education Census, we intend to use 50% of public institutions, i.e. 7, and double that for private ones, i.e. 14, adding up to 21 CSTDGs in total, based on the ranking of best performance in Enade; c) Data collection: the data will be collected through documentary research (Cellard, 2008), and through non-directed interviews (Poupart, 2008) and surveys (Richardson, 2012). The documents we will be working with will be the Course Pedagogical Plans (PPC), also known as Political-Pedagogical Projects (PPP), of the CSTDG, and the Discipline/Teaching Plans, with syllabuses, program contents and basic and complementary bibliographies. With the PPP/PPC, we intend to compare the profiles of the graduates to find out if there is a pattern between the skills and competences expected and to check if there is a common professional ethos. The non-directed interviews will be with teachers of the Design History subject from the 21 CSTDGs to find out what they teach, how they teach it and how they evaluate it, as well as their academic backgrounds and professional profiles to find out if these are variables that influence their teaching. The surveys will be applied to students, with 10 students per course in mind, totaling 210 individuals, to understand how they perceive the subject; d) Data analysis and interpretation: Content Analysis will be used, as presented by Gomes (2007), with a focus on thematic analysis. The stages for analysis are: breaking down the material into parts; categorizing the parts; describing the results of the categorization; making inferences from the results and interpreting the results based on the theoretical framework; e) Report: the writing of the thesis with the identification of actions and contents that could make up a set of suggestions/proposals for the teaching of Design History in the CSTDG.

Palavras-chave: Ensino de História do Design, Educação Profissional e Tecnológica, Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, Didática, Currículo,

Palavras-chave: Design History Teaching, Professional and Technological Education, Graphic Design Technology Higher Education Course, Didactics, Curriculum,

DOI: 10.5151/7spdesign-036

Referências bibliográficas
  • [1] " CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes, 2008. pp. 295-316. (Coleção Sociologia).
  • [2] DESLAURIERS, Jean-Pierre; KÉRISIT, Michèle. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPART, Jean et al. A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes, 2008. pp. 127-153. (Coleção Sociologia).
  • [3] GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
  • [4] POUPART, Jean. A entrevista do tipo qualitativo: considerações epistemológicas, teóricas e metodológicas. In: POUPART, Jean et al. A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes, 2008. pp. 215-253. (Coleção Sociologia).
  • [5] RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012."
Como citar:

EFREM, Rafael; BRAGA, Marcos da Costa; "Para começar a pensar o ensino de História do Design em Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico", p. 153-156 . In: Anais do 7º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7spdesign-036

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações