Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
PARÂMETROS PARA PRODUÇÃO DE ILUSTRAÇÃO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO
Silva, Luiz Carlos Teixeira da ; Nakata, Milton Koji ;
Artigo Completo:
O presente trabalho tem o objetivo de abordar os aspectos metodológicos, característicos do Design, na produção de ilustrações. O texto não pretende ser profundamente técnico, nem apresentar regras rígidas para o processo de criação. Trata-se inicialmente de um olhar sobre a essência da ilustração e uma avaliação da atividade do ilustrador, no que diz respeito a seus principais exercícios como profissional. O trabalho ainda retrata a necessidade da utilização de uma metodologia de projeto, que deve ser estabelecida e moldada pelo próprio ilustrador. Baseando-se nas práticas normalmente utilizadas no Design, o ilustrador deve encarar a necessidade de criar ilustrações com uma visão projetual, fazendo com que seu trabalho passe por etapas cruciais objetivando um resultado de sucesso. Por fim, apresenta um projeto de ilustração que adota uma metodologia de projeto para atingir seu objetivo de forma eficaz.
Artigo Completo:
Palavras-chave: ilustração, metodologia, criação,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0126
Referências bibliográficas
- [1] AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design thinking. 1 ed. Porto Alegre: Bookman. 201
- [2] ARNHEIM, Rudolph. Arte & percepção visual: uma psicologia da visão criadora. 2 ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. 2005.
- [3] CAPLIN, Steve; BANKS, Adam. O essencial da ilustração. 1 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo. 2012.
- [4] DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 1 ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda. 1991.
- [5] EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. 4 ed. São Paulo: Ediouro. 2002.
- [6] FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 2 ed. São Paulo: Edgard Blucher. 1982.
- [7] HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. 1 ed. São Paulo: Nobel. 2002.
- [8] LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer C. Fundamentos do design. 1 ed. São Paulo: Cosac Naify. 200
- [9] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes. 2008.
- [10] NAKATA, Milton K; SILVA, José Carlos P. Desenho para design. 1 ed. Bauru: Canal 6 Editora. 2011.
- [11] NAKATA, Milton K; et. al. Ensaio em design: arte, ciência e tecnologia. 1 ed. Bauru: Canal 6 Editora. 2010.
- [12] SZUC, Jeff. The behind the scenes, illustration process. 20 Disponível na Internet por http://jeffszuc.com/illustration/the-behind-the-scenes-illustration-processtutorial. Acesso em jun. de 2014.
- [13] ZEEGEN, Laurence; CRUSH, C. Fundamentos de Ilustração. 1 ed. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora. 2009.
Como citar:
Silva, Luiz Carlos Teixeira da; Nakata, Milton Koji; "PARÂMETROS PARA PRODUÇÃO DE ILUSTRAÇÃO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO", p. 1490-1499 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0126
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações