Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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PEDAGOGIA DELIBERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

MOLINARI, Andressa Cristina ; GIMENEZ, Telma ;

Artigo:

Neste trabalho adotamos a visão de que a educação para democracia é parte integrante da agenda crítica de formação de educadores (MOJE; LEWIS, 2007; ROGERS, 2011). A pedagogia deliberativa, como uma abordagem que tem por objetivo a criação de es-paços que propiciam uma aprendizagem com base no diálogo entre professor e alunos, e entre os próprios alunos, pode ser enquadrada como uma proposta condizente com essa visão. Ao encorajar a prática da deliberação em sala de aula e, portanto, propiciar espa-ços para argumentação, os alunos/professores se engajam em processos que podem le-var à construção coletiva de atitudes e predisposições democráticas. Com o objetivo de verificar como os estudantes contribuíram durante fóruns deliberativos (BURKHAL-TER; GASTIL; KELSHAW, 2002; CAMPBELL, 2005; MATHEWS, 2014), especial-mente no tocante a que, realizamos estudo com futuros professores de inglês em um curso de Letras. A análise das transcrições de fórum deliberativo sobre “bullying” reve-lou que explicações, exemplificações e narrações foram predominantes.

Artigo:

Palavras-chave: pedagogia deliberativa, fóruns deliberativos, ensino-aprendizagem de inglês.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt6_289

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Como citar:

MOLINARI, Andressa Cristina; GIMENEZ, Telma; "PEDAGOGIA DELIBERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL", p. 647-659 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt6_289

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