Dezembro 2022 vol. 10 num. 4 - IX Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
Artigo - Open Access.
PENSAR ACESSIBILIDADE NO USO DE UMA CASA DE ESTUDANTE
THINKING ACCESSIBILITY IN THE USE OF A STUDENTS’ HOUSE
Carli, Daniel Michelon de ; Brondani, Sergio Antônio ;
Artigo:
Os desafios da adequação do ambiente construído na promoção da acessibilidade e inclusão são fatores de grande complexidade e um constante esforço no pensar projetual. Este artigo trata do pensamento para a inclusão. A linha guia deste trabalho é o desenho universal e a acessibilidade. Para isto, foram entrevistados dois estudantes usuários de cadeira de rodas e moradores da Casa do Estudante do campus Sede da UFSM. Um registro fotográfico e um trabalho de pensar soluções foram desenvolvidos avaliando o que existe no momento e como seria uma outra possível solução projetual mais inclusiva.
Artigo:
The challenges of adapting the built environment in promoting accessibility and inclusion are factors of great complexity and constant effort in design thinking. This paper is about thinking for inclusion. The guideline of this work is universal design and accessibility. For this, two students who are wheelchair users and residents of the Students’ House at the UFSM were interviewed. A photographic register and a work of thinking about solutions were developed evaluating what exists and how another possible and more inclusive design solution would be.
Palavras-chave: Acessibilidade; Casa de estudante; Desenho Universal; projeto acessível; adequação de ambiente construído; NBR 9050,
Palavras-chave: Accessibility; Student Housing; Universal Design, Design for accessibility, Built environment; NBR 9050,
DOI: 10.5151/eneac2022-023
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Como citar:
Carli, Daniel Michelon de; Brondani, Sergio Antônio; "PENSAR ACESSIBILIDADE NO USO DE UMA CASA DE ESTUDANTE", p. 351-371 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2022-023
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