Novembro 2019 vol. 6 num. 3 - V Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia
Article - Open Access.
PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS SOBRE A INSERÇÃO PROFISSIONAL E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM UM CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA NA MODALIDADE SUBSEQUENTE
PERCEPTIONS OF GRADES ON PROFESSIONAL INSERTION AND SKILL DEVELOPMENT IN A SUBSEQUENT LOGISTICS TECHNICAL COURSE
Handro, Clara ; Guizzo, Camila Pereira ; Lordelo, Sayonara ; , ;
Article:
A falta de sincronismo entre as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho e aquelas desenvolvidas durante a formação da educação profissional tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores, já que a integração entre as organizações e as instituições de ensino é necessária para aumentar o índice de empregabilidade. O objetivo desse estudo é analisar a inserção dos egressos do ensino técnico subsequente, identificando as habilidades desenvolvidas durante o curso de logística por meio da aplicação de questionários. Os resultados principais mostram que poucos egressos desenvolveram algumas das habilidades relevantes para exercício da função. Espera-se com este estudo que a formação dada pelo ensino técnico subsequente percorra em sincronia com as demandas do mercado de trabalho.
Article:
The lack of synchronism between the skills required by the labor market and those developed during the formation of vocational education has been studied by many researchers, since the integration between organizations and educational institutions is necessary to increase the employability index. The objective of this study is to analyze the insertion of graduates of technical education subsequent, identifying the skills developed during the course in logistics through the application of questionnaires. The main results show that few graduates have developed some skills relevant to the job. It is hoped with this study that the training given by subsequent technical education runs in sync with the demands of the labor market.
Palavras-chave: educação profissional, ensino técnico subsequente, egressos, habilidades,
Palavras-chave: professional education, subsequent technical education, graduates, skills,
DOI: 10.5151/siintec2019-63
Referências bibliográficas
- [1] 1BAMBIRRA, Y.A.. Qualificação Profissional ou Competências para o Mercado Futuro?. Future Studies Research Journal: Trends & Strategies, v. 8, n. 1, 2016.
- [2] 2GODDIJN, H.. “Success personified in the Fourth Industrial Revolution: Four leadership personas for an of change and uncertainty”. Deloitte Insights, May 15, 2018.
- [3] 3TAYLOR, N.; BEUKES, C.. A life design-related career development intervention for working adults in the manufacturing, engineering and related sectors. African Journal of Career Development, v. 1, n. 1, p. 7, 2019.
- [4]
- [5] 4ERMAKOV, V. (2012). "Return on training (rot): an advanced yardstick for estimating and measuring higher education institution and business school performance in knowledge-based economy." 3(2): 3.
- [6] 5HARRINGTON, D., et al. (2015). "Changing times for management educators: Rethinking engagement with participatory forms of knowledge production." 34(1): 51.
- [7] 6KARTASHOVA, A., et al. (2015). "Educational Activity of National Research Universities as a Basis for Integration of Science, Education and Industry in Regional Research and Educational Complexes." Procedia - Social and Behavioral Sciences. 214: 619-62
- [8] 7CHAKRABARTI, S. K. (2016). "Industry Interface in Undergraduate Civil Engineering Education: Indian Context." Procedia Engineering. 161: 1982-1986.
- [9] 8YORDANOVA, D. (2018). "University-industry cooperation for encouragement of graduating employability – methodology for evaluation." 12(1): 1048.
- [10] 9CHAIM, O., et al. (2018). "Insertion of sustainability performance indicators in an industry 4.0 virtual learning environment." Procedia Manufacturing 21: 446-453.
- [11] 10______. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, DF, 2000.
Como citar:
Handro, Clara; Guizzo, Camila Pereira; Lordelo, Sayonara; , ; "PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS SOBRE A INSERÇÃO PROFISSIONAL E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM UM CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA NA MODALIDADE SUBSEQUENTE", p. 498-505 . In: Anais do V Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/siintec2019-63
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações