Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES
Artigo Completo - Open Access.
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE ESCOLAS DO CAMPO QUANTO AO USO E PRESERVAÇÃO DA ÁGUA
Girotto, Layla Giovanna ; Pacheco, Ingrid da Silva ; Medeiros, Maraína Souza ; Padilha, Edyane Tassia ; Gonçalves, Igor Henrique ; Amaral, Fábio Augusto do ; Canobre, Sheila Cristina ;
Artigo Completo:
A interação do homem com o meio ambiente acarreta cada vez maiores impactos à natureza, assim a Educação Ambiental mostra-se como ferramenta para que esta relação seja equilibrada. A fim de promover a conscientização de alunos do Ensino Fundamental de duas Escolas do Campo sobre a temática “água”, foram realizadas atividades de Educação Ambiental e um questionário onde buscou-se entender a percepção dos alunos quanto ao uso e conservação dos recursos hídricos e a relação com a fonte de abastecimento de água em suas casas considerando que trata-se de alunos do campo. As atividades foram planejadas a partir de estratégias pedagógicas que estimulam a criatividade e interação dos alunos e adaptadas conforme a idade dos mesmos. As ações de EA realizadas em ambas as escolas possibilitaram a sensibilização dos alunos quanto à importância da água para as atividades humanas, e a necessidade de seu uso consciente para garantia desse recurso em quantidade e qualidade para as futuras gerações. A partir dos questionários pode-se perceber que o trabalho deve ser continuado a fim de reforçar hábitos de higiene para evitar doenças de veiculação hídrica e àqueles que possuem água tratada evitar a recontaminação e reconhecer o valor desse recurso.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Água, Percepção ambiental, Escola do Campo,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/xveneeamb-211
Referências bibliográficas
- [1] AMARAL, L. A. do et al. Água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais. Rev Saúde Pública, São Paulo, v. 37, n° 04, p. 510-514, 2003. Dia Mundial da Água: Quase 750 milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável adequada, Unicef Brasil. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/media_29176.html . Acesso em: 28/05/2017.
- [2] SANTOS, M. M. C.; SANTOS, M. B. F.; SANTOS, V. M. C.; SOUZA, M. F. M.; RODRIGUES, F. C. Educação Ambiental e o homem do campo: vivências a partir de classes multisseriadas. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DOS GEOGRÁFOS, 11., Anais... Porto Alegre, 2010.
- [3] SANTOS, E. P. P. et al. Coliformes totais e termotolerantes em água de nascentes utilizadas para o consumo humano na zona rural do município de Varre-Sai, RJ. Scientia Plena, v. 11, n. 5, p. 01-06, Mar. 2015.
- [4] SILVA, L. B. P. Disponibilidade de água para as plantas e evapotranspiração em um cerrado denso, um cerrado strictu e uma pastagem plantada. Dissertação (Mestrado em Ecologia)- Departamento de Ecologia, Instituto de Ciências Biológicas. Universidade de Brasília, 2003.
- [5] SILVA, R. C. A.; ARAUJO, T. M. Qualidade da água do manancial subterrâneo em áreas urbanas de Feira de Santana (BA). Ciência & Saúde Coletiva, v. 8 n. 4, p. 1019-1028. 2003.
Como citar:
Girotto, Layla Giovanna; Pacheco, Ingrid da Silva; Medeiros, Maraína Souza; Padilha, Edyane Tassia; Gonçalves, Igor Henrique; Amaral, Fábio Augusto do; Canobre, Sheila Cristina; "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE ESCOLAS DO CAMPO QUANTO AO USO E PRESERVAÇÃO DA ÁGUA", p. 2095-2104 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/xveneeamb-211
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações