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PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O NEURODESENVOLVIMENTO DE SEUS ALUNOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MÃE ACHIROPITA

PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O NEURODESENVOLVIMENTO DE SEUS ALUNOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MÃE ACHIROPITA

Barrios, Susana Rosa Lopez ; Vourodimos, Ana Tedesco ; Torres, Barbara Cristina de O. ; Kostakis, Maria Eduarda Geddo ;

Medicina:

Introdução: Desenvolvimento neuropsicomotor infantil é um processo amplo e integral de aquisição de habilidades, mais intenso nos primeiros anos de vida. Transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo heterogêneo que compartilham sintomas e acometem o desenvolvimento normal. Diagnóstico e intervenção precoces são essenciais para diminuir malefícios e melhorar o prognóstico da criança. O ambiente escolar é crucial para identificar tais atrasos, por ser o de maior tempo de convivência de muitas crianças. Objetivos: Analisar a capacidade dos professores de educação infantil em avaliar o neurodesenvolvimento de seus alunos. Métodos: Pesquisa aprovada pelo CEP da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (CAAE: 69440023.2.0000.5510), segue as diretrizes éticas da CONEP. Estudo de campo descritivo, quantitativo, com análise observacional transversal e sem intervenção das pesquisadoras, na CEI Mãe Acheropita, São Paulo, com 156 crianças de 0 a 5 anos e 17 professoras, subdivididas conforme grau de instrução, entre agosto de 2023 e junho de 2024. Realizadas entrevistas estruturadas com professoras e avaliação das crianças mediante a Escala Denver pelas pesquisadoras. Resultados: Professoras identificaram 39 crianças com transtornos, sendo 27 confirmadas pelas pesquisadoras. As pesquisadoras identificaram 68 crianças no total, sendo 41 não identificadas pelas professoras. Todas as professoras com pós-graduação identificaram ao menos um aluno. Conclusão: Professoras capacitadas contribuem na identificação de problemas de neurodesenvolvimento, destacando o papel da escola no diagnóstico e a relevância da inclusão deste tema nas creches, capacitação de professoras da educação infantil e implemente políticas públicas na educação para promover diagnóstico e intervenção precoce.

Medicina:

Introdução: Desenvolvimento neuropsicomotor infantil é um processo amplo e integral de aquisição de habilidades, mais intenso nos primeiros anos de vida. Transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo heterogêneo que compartilham sintomas e acometem o desenvolvimento normal. Diagnóstico e intervenção precoces são essenciais para diminuir malefícios e melhorar o prognóstico da criança. O ambiente escolar é crucial para identificar tais atrasos, por ser o de maior tempo de convivência de muitas crianças. Objetivos: Analisar a capacidade dos professores de educação infantil em avaliar o neurodesenvolvimento de seus alunos. Métodos: Pesquisa aprovada pelo CEP da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (CAAE: 69440023.2.0000.5510), segue as diretrizes éticas da CONEP. Estudo de campo descritivo, quantitativo, com análise observacional transversal e sem intervenção das pesquisadoras, na CEI Mãe Acheropita, São Paulo, com 156 crianças de 0 a 5 anos e 17 professoras, subdivididas conforme grau de instrução, entre agosto de 2023 e junho de 2024. Realizadas entrevistas estruturadas com professoras e avaliação das crianças mediante a Escala Denver pelas pesquisadoras. Resultados: Professoras identificaram 39 crianças com transtornos, sendo 27 confirmadas pelas pesquisadoras. As pesquisadoras identificaram 68 crianças no total, sendo 41 não identificadas pelas professoras. Todas as professoras com pós-graduação identificaram ao menos um aluno. Conclusão: Professoras capacitadas contribuem na identificação de problemas de neurodesenvolvimento, destacando o papel da escola no diagnóstico e a relevância da inclusão deste tema nas creches, capacitação de professoras da educação infantil e implemente políticas públicas na educação para promover diagnóstico e intervenção precoce.

Palavras-chave: Transtorno neurodesenvolvimento, desenvolvimento neuropsicomotor,

Palavras-chave: Transtorno neurodesenvolvimento, desenvolvimento neuropsicomotor,

DOI: 10.5151/sabara2024-2855

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Barrios, Susana Rosa Lopez; Vourodimos, Ana Tedesco; Torres, Barbara Cristina de O.; Kostakis, Maria Eduarda Geddo; "PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O NEURODESENVOLVIMENTO DE SEUS ALUNOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MÃE ACHIROPITA ", p. 67-73 . In: Anais do 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2024-2855

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