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PERCEPÇÃO SENSÓRIO-ESPACIAL DO AMBIENTE EDUCACIONAL COM FOCO NAS PESSOAS COM TEA À LUZ DO DESIGN UNIVERSAL

SENSORY-SPATIAL PERCEPTION OF THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT FOCUSING ON PEOPLE WITH ASD IN THE LIGHT OF UNIVERSAL DESIGN

Albuquerque, Sheila Rodrigues de ; França, Rebeca Falcão dos Santos Melo ; Costa, Angelina Dias Leão ;

Artigo:

Este artigo evidencia o Design Universal (DU) e sua inter-relação sensório-espacial no ambiente educacional voltado para pessoas com TEA. No levantamento bibliográfico investigou-se estratégias pertinentes às salas de aula e a educação inclusiva, evidenciando os princípios 1 e 2 do DU e a influência dos elementos do espaço físico e dos estímulos sensoriais para pessoas autistas. Como ferramenta de análise de percepção aplicou-se a técnica da Constelação de Atributos para avaliar perspectivas de projetistas, como meio de compreender suas concepções. Os resultados destacaram a configuração e o conforto ambiental como fatores essenciais para sala de aula para pessoas com TEA.

Artigo:

This article highlights Universal Design (UD) and its sensory-spatial interrelationship in the educational environment aimed at people with ASD. In the bibliographic survey, strategies relevant to classrooms and inclusive education were investigated, highlighting principles 1 and 2 of the DU and the influence of elements of physical space and sensory stimuli for autistic people. As a perception analysis tool, the Attribute Constellation technique was applied to evaluate designers' perspectives, as a means of understanding their conceptions. The results highlighted setting and environmental comfort as essential classroom factors for people with ASD.

Palavras-chave: Percepção sensório-espacial; Design Universal; Transtorno do Espectro Autista.,

Palavras-chave: Sensory-spatial perception; Universal Design; Autism Spectrum Disorder.,

DOI: 10.5151/eneac2022-050

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Como citar:

Albuquerque, Sheila Rodrigues de; França, Rebeca Falcão dos Santos Melo; Costa, Angelina Dias Leão; "PERCEPÇÃO SENSÓRIO-ESPACIAL DO AMBIENTE EDUCACIONAL COM FOCO NAS PESSOAS COM TEA À LUZ DO DESIGN UNIVERSAL", p. 791-811 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-050

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