Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Perfil cromático de embalagens de produtos lácteos – um estudo preliminar

Color profile of dairy products packaging – a preliminary analysis

Guilhon, David ; Castro, Erika V. de ; Silva, Viviane P. da ;

Full Paper:

A cor é um fenômeno muito importante na vida humana, sobre os vários aspectos. É mediadora de sensações e sentimentos, promovendo pontes entre valores e produtos de consumo, em especial os produtos lácteos, alvo desta pesquisa, importantes tanto na economia, quanto na nutrição. O artigo visa analisar amostras de leite em pó, leite líquido, leite condensado e creme de leite encontrados no comércio varejista da cidade de São Luís do Maranhão. A metodologia aplicada pautou-se em 4 fases: identificação das marcas dos fabricantes, mapeamento e seleção das variáveis, coleta das cores e a montagem do perfil de cores. Os resultados mais relevantes então encontrados mostram a predominância do branco (38,45%) como cor principal e como secundária, seguido pelos tons de azuis (34,62%), igualmente enquadrados. A literatura sugere que tais cores, além de adequadas à produtos alimentícios e lácteos, asseguram ao consumidor qualidade, pureza, tranquilidade, confiança e verdade no que é vendido. Cores como vermelho (11,54%) e amarelo (7,69%), levantam a hipótese de a necessidade específica de marca e/ou linha de produto buscar destacar-se dos concorrentes. Conclui-se, ainda, que são necessários estudos mais aprofundados, ampliando a quantidade de marcas, como uma investigação focada em só um tipo de produto.

Full Paper:

Color is a very important phenomenon in human life, on the various aspects. It is a mediator of sensations and feelings, being an interlocutor between values and consumer products, especially dairy products, a key point of this research, important both in the economy and in nutrition. The article aims to evaluate samples of powdered milk, liquid milk, condensed milk and cream found in retail stores in the city of São Luís do Maranhão. The methodology used was based on 4 stages: identification of the manufacturers' brands, mapping and selection of variables, collection of colors and the assembly of the color profile. The most relevant results found show the hegemony of white (38.45%) as the main and secondary color, followed by the blue tones (34.62%), which are also framed. Literature proposes that such colors, in addition to being suitable for food and dairy products, assure consumers of quality, purity, tranquility, confidence and truth in what is sold. Colors such as red (11.54%) and yellow (7.69%), raise the hypothesis that the specific need for a brand and / or product line seeks to stand out from competitors. It is also concluded that more in-depth studies are needed, expanding the number of brands, as an investigation focused on only one type of product.

Palavras-chave: cor, design, embalagens, laticínios,

Palavras-chave: color, design, packaging, dairy,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-011-353099-CIDI-Comunicacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Ambrose, G. & Harris, P. (2009) Design Básico Cor. (trad) Francisco Araújo da Costa. Porto
  • [2] Alegre: Bookman.
  • [3] Arsmein, R. (2005). Percepção Virtual: Uma psicologia da Visão Criadora: 1.ed. Câmara
  • [4] Brasileira de Livros.
  • [5] Battistela, N., Colombo, J. R. & Abreu, K. C. K. (2010). A Importância da Cor nas Embalagens
  • [6] como Fator Influenciador no Momento da Compra. Biblioteca on-line de Ciências da
  • [7] Comunicação.
  • [8] Baxter, M. (2011). Projeto de produto: Guia prático para o design de novos produtos. 3a ed.
  • [9] São Paulo: Blucher.
  • [10] Benevides, I. A. & Veiga, A. (2014). Aspectos históricos, fisiológicos e antroposóficos do leite na
  • [11] alimentação humana: uma introdução ao tema. Arte Médica Ampliada. Vol. 34 | N. 1.
  • [12] Bix, L., Seo, W., & Sundar, R. P. (2013). The Effect of Colour Contrast on Consumers’ Attentive
  • [13] Behaviours and Perception of Fresh Produce. In: Packaging technology and science, 26, 96
  • [14] –104.
  • [15] Bobrow-Strain, A. Since Sliced Bread: Purity, Hygiene, and the Making of Modern Bread.
  • [16] Science, Culture and the Making of Modern Food: Annual Meetings of the Association of
  • [17] American Geographers, 2005.
  • [18] Chiachiri, R. (2011). O Poder Sugestivo da Publicidade: uma Análise Semiótica. São Paulo,
  • [19] Editora Cengage Learning.
  • [20] Clarke, T., & Costall, A. (2008). The emotional connotations of color: A qualitative investigation.
  • [21] In: Color Research & Application, 33(5), 406-410.
  • [22] Deliza, R., Macfie, H. A. L., & Hedderley, D. (2003). Use of computer-generated images and
  • [23] conjoint analysis to investigate sensory expectations. In: Journal of Sensory Studies, 18 (6),
  • [24] 465-486.
  • [25] Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (2019). Anuário leite. São Paulo.
  • [26] Farina, M., Perez, C. & Bastos, D. (2006). Psicodinâmica das cores em comunicação. 5a ed.
  • [27] São Paulo: Edgard Blücher.
  • [28] Forty, A. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • [29] Harper, G. C., & Makatouni, A. (2002). Consumer perception of organic food production and
  • [30] farm animal welfare. In: British Food Journal, 104(3/4/5), 287-299.
  • [31] Heller, E. (2013). A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. 1 ed. São
  • [32] Paulo: Gustavo Gili.,
  • [33] Huang, Lei; Lu, Ji. Eat with Your Eyes: Package Color Influences the Perceptions of Food Taste
  • [34] and Healthiness Moderated by External Eating. In: Marketing Management Journal, Fall
  • [35] 2015.
  • [36] Kauppinen-Räisänen, H. (2014). Strategic Use of Colour in Brand Packaging. In: Packaging
  • [37] Techonology and Science, 27: 663–676.
  • [38] Kaya, N., & Epps, H. H. (2004). Relationship between color and emotion: A study of college
  • [39] students. In: College Student Journal, 38 (3), 396-406.
  • [40] Jung, C. F. & Matte Júnior, A. A. (2017). Produção leiteira no Brasil e características da
  • [41] bovinocultura leiteira no Rio Grande do Sul. Ágora. Santa Cruz do Sul, v.19, n. 01, p. 34-47.
  • [42] Mestriner, F. (2005). Design de Embalagem. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
  • [43] Mitsuyasu, M. K. (2013). Método de análise paramétrica do design: Modelo Fuzzy para
  • [44] avaliação de produtos. 242f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro,
  • [45] COPPE, Programa de Engenharia de Produção.
  • [46] Mohebbi, B. (2014). The art of packaging: An investigation into the role of color in packaging,
  • [47] marketing, and branding. In: International Journal of Organizational Leadership, 3, 92-102.
  • [48] Pastoureau, M. Dicionário das cores do nosso tempo: simbólica e sociedade. (trad.) Maria José
  • [49] Figueiredo. Lisboa: Editorial Estampa, 1993.
  • [50] Pastoureau, M.; e Simonnet, D. Couleurs: le grand livre. Paris: Éditions du Panama, 2008.
  • [51] Pedrosa, I. (2010). Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: SENAC Nacional.
  • [52] Pereira, C. P. A. (2011). A cor como espelho da sociedade e da cultura: um estudo do sistema
  • [53] cromático do design de embalagens de alimentos. 257 p. Tese (Doutorado em Design e
  • [54] Arquitetura). Faculdade de Arquitetura e Design - Universidade de São Paulo.
  • [55] Raghunathan, R., Naylor, R. W., & Hoyer, W. D. (2006). The unhealthy = tasty intuition and its
  • [56] effects on taste inferences, enjoyment, and choice of food products. In: Journal of Marketing,
  • [57] 70(4), 170-184.
  • [58] SBAN - Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. (2015). A importância do consumo de
  • [59] leite no atual cenário nutricional brasileiro. São Paulo: [s.l.].
  • [60] Schuldt, J. P. (2013). Does green mean healthy? Nutrition label color affects perceptions of
  • [61] healthfulness. In: Health Communication, 28(8), 814-821.
  • [62] Sousa, M. M. M.; Carvalho, F. B.; Pereira, R. G. F. A. (2020). Colour and shape of design
  • [63] elements of the packaging labels influence consumer expectations and hedonic judgments
  • [64] of specialty coffee. In: Food Quality and Preference, 83, 103902.
  • [65] Vasiljevic, M., Pechey, R., & Marteau, T. M. (2015). Making food labels social: The impact of
  • [66] colour of nutritional labels and injunctive norms on perceptions and choice of snack foods.
  • [67] In: Appetite, 91(1), 56-63.
  • [68] Vilela, D., Ferreira, R. P., Fernandes, E. N. & Juntolli, F. V. (2016). Pecuária de Leite no Brasil -
  • [69] Cenários e avanços tecnológicos. Brasília: Embrapa.
  • [70] Walsh, L. M., Toma, R. B., Tuveson, R. V., & Sondhi, L. (1990). Color preference and food
  • [71] choice among children. In: The Journal of Psychology, 124(6), 645-653.
  • [72] Zylbergleid, F. (2017) A influência das cores nas decisões do consumidores. Monografia
  • [73] (graduação) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Politécnica/ Curso de
  • [74] Engenharia de Produção, Rio de Janeiro."
Como citar:

Guilhon, David ; Castro, Erika V. de ; Silva, Viviane P. da ; "Perfil cromático de embalagens de produtos lácteos – um estudo preliminar", p. 131-148 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-011-353099-CIDI-Comunicacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações