Junho 2020 vol. 6 num. 2 - 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil
Artigo - Open Access.
PERFIL DA MOBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA INCLUÍDOS EM REDE MUNICIPAL DE ENSINO REGULAR E AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE ESCOLAR.
PERFIL DA MOBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA INCLUÍDOS EM REDE MUNICIPAL DE ENSINO REGULAR E AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE ESCOLAR.
Faria, Tereza Cristina Carbonari de ; Rosa, Sílvia Caroline Massini ; Marino, Ligia de Sousa ; Taveira, Larissa de Melo ; Matos, Jéssica Beatriz de ;
Artigo:
Justificativa
Diante da necessidade de ampliar o conhecimento a respeito datemática e de conhecer outras experiências relacionadas às crianças comdeficiências é que surgiu a motivação para desenvolver este estudo. Sair docontexto da clínica onde o ambiente é "padronizado" para neutralizaro impacto variável dos diferentes ambientes sobre a capacidade do indivíduo eavaliar o desempenho das crianças num ambiente como a escola, um ambiente habitualque apresenta o envolvimento do indivíduo numa situação de vida, seriaprimordial para entender de fato a funcionalidade dessas crianças e também asbarreiras encontradas por elas.
Objetivo(s)
Traçar o perfil da mobilidade de alunos com deficiência físicaincluídos em escolas municipais de ensino regular em uma cidade no sul de MinasGerais e avaliar a acessibilidade escolar.
Método(s)
Trata-se de um estudo transversal, no qual a avaliação damobilidade foi realizada frente qualificação de nove domínios da ClassificaçãoInternacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e a avaliação daacessibilidade escolar foi baseada em 36 itens das normas da ABNT NBR:9050.
Resultado(s)
Foram avaliados 13 alunos (n=13), no qual houve prevalência dosexo masculino 69,2% e idade média de 7,3 anos. Verificou-se que 53,8% dosalunos estão no Ensino Fundamental I e 92,3% contam com auxílio de um professorde apoio. Os diagnósticos mais frequentes foram Paralisia Cerebral (n=4) eDistrofia Muscular de Duchenne (n=3). Os alunos apresentaram maior dificuldade(grave a completa) nas tarefas: mover objetos com membros inferiores (69,2%),andar (69,2%), deslocar-se (61,5%) e deslocar-se por diferentes locais (53,9%).Relacionado à acessibilidade escolar todas as instituições que recebem alunoscom deficiência física (n=9) apresentaram barreiras.
Conclusão(ões)
Oestudo apontou maior comprometimento da mobilidade relacionada à locomoção eque existem barreiras arquitetônicas e materiais que comprometem aindependência dos alunos com deficiência física e dificultam a participaçãoativa nos diferentes contextos escolares.
Artigo:
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/cissi2020-39
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Faria, Tereza Cristina Carbonari de ; Rosa, Sílvia Caroline Massini ; Marino, Ligia de Sousa ; Taveira, Larissa de Melo ; Matos, Jéssica Beatriz de ; "PERFIL DA MOBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA INCLUÍDOS EM REDE MUNICIPAL DE ENSINO REGULAR E AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE ESCOLAR.", p. 77-78 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/cissi2020-39
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações