Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SETORIAL 2025 – ROADMAP IoT

Guerra, Paulo Vítor ; Coelho, Bruno França Pádua ; Pereira, Bruna Silva Barbosa ; Oliveira, Maicon Gouvêa de ; Viotti, Isadora Giannetti ;

Artigo Completo:

O método do Roadmapping foi utilizado para planejamento estratégico de setores industriais mineiros no âmbito de um projeto desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG), cujo tema central foi o setor de Internet da Coisas (IoT). Os objetivos do estudo foram a identificação de oportunidades de atuação para as micro e pequenas empresas e a proposição de uma agenda de atuação conjunta entre diferentes atores na realização de ações estratégicas que viabilizassem a implementação da IoT de forma alinhada às dificuldades reais relatadas por empresas e empreendedores; possibilitando assim, a consolidação e a competitividade das empresas nacionais e mineiras, com alcance internacional. Para tanto, foi realizado diagnóstico do estado atual e proposta uma visão de futuro para o desenvolvimento de negócios e tecnologias no campo. Aplicou-se a metodologia Roadmapping para delinear rotas estratégicas até 2025. Os mapas foram gerados a partir de análises de mercado, estruturação da cadeia de valor da IoT e entrevistas com representantes de empresas e especialistas. Em seguida foi traçado um panorama das potencialidades de evolução da área de IoT, seus principais domínios de aplicação, os desafios que devem ser superados e os caminhos a serem trilhados para seu desenvolvimento no Brasil. Como resultado foram mapeados 18 cenários para implementação da IoT, agrupados em seis domínios: pessoal, residencial, veicular, empresarial, industrial e espaços públicos. O desenho das rotas estratégicas também serviu como base para o direcionamento de ações, por meio da identificação de gaps e seleção dos principais recursos necessários para construção do futuro almejado em cada tema estratégico. Foram propostas ações estratégicas distribuídas em sete categorias: governamental e regulatório; humanos, formação; tecnológicos; infraestrutura; financeiros; sociais; e, gerenciais.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Strategic Roadmapping, Internet das Coisas, Planejamento Estratégico Setorial,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-056

Referências bibliográficas
  • [1] OLIVEIRA, M. G. et al. Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
  • [2] PHAAL, R.; FARRUKH, C.J.P.; PROBERT, D. Roadmapping for strategy and innovation: aligning technology and markets in a dynamic world. University of Cambridge, Institute for Manufacturing, 2010.
  • [3] PHAAL, R.; FARRUKH, C. J. P.; PROBERT, D. Technology roadmapping: a planning
  • [4] framework for evolution and revolution. Elsevier: Technological Forecasting & Social Change, 71, p.5-26, 200
  • [5] INTEL. Developing Solutions for the Internet of Things. White Paper. 2014.
  • [6] JUNIPER RESEARCH. ‘Internet of Things’ connected devices to almost triple to over 38 billion units by 2020. Disponível em: http://www.juniperresearch.com/press/press- releases/iotconnected-devices-to-triple-to-38-bn-by-2020. Acesso em: 18 de Agosto de 201
  • [7] STAMFORD, C. Gartner`s 2014 Hype Cycle for Emerging Technologies Maps the Journey to Digital Business. GARTNER, 2014. Disponível em: http://www.gartner.com/newsroom/id/2819918., Acesso em: 12 de junho de 2016.
Como citar:

Guerra, Paulo Vítor; Coelho, Bruno França Pádua; Pereira, Bruna Silva Barbosa; Oliveira, Maicon Gouvêa de; Viotti, Isadora Giannetti; "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SETORIAL 2025 – ROADMAP IoT", p. 553-562 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-056

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações