Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES
Artigo Completo - Open Access.
PLANO DE GERENCIAMENTO ATMOSFÉRICO PARA A PRAÇA BRASIL, BELÉM-PA
Cabral, Lucas da Veiga ; Ferreira, João Vitor Santos ; Matos, Amanda Carolina Santos de ; Teixeira, Rebeca Rodrigues Crespo ; Andrade, Ana Lívia Cantuária ; Fonseca, Victor Marcos dos Santos Catete ; Gonçalves, Eddie Arlley de Albuquerque ; Coutinho, Eliane de Castro ;
Artigo Completo:
Com o acelerado crescimento urbano nas últimas décadas, o meio ambiente acabou por degradar-se, uma vez que as cidades aumentaram sem que houvesse preocupação com a natureza, trazendo malefícios ao ambiente e ao próprio homem, afetando sua saúde. Apesar da degradação dos espaços naturais nas cidades, sabe-se que a natureza proporciona uma melhor qualidade de vida à população. Assim, é importante que o poder público tenha cuidado com estes espaços. Neste sentido, foi realizado, na Praça Brasil, Belém–PA, um estudo visando a elaboração de um Plano de Gerenciamento Atmosférico deste local, identificando suas principais fontes de poluição atmosférica, analisando as atividades realizadas no espaço, diagnosticando a geração e impacto dos poluentes atmosféricos na praça e sugerindo soluções para esta problemática. Assim, foi feita uma visita à Praça Brasil, onde foram encontradas fontes de poluição atmosférica como veículos (pontos de ônibus e táxi), resíduos sólidos incorretamente depositados e canteiros de obras ao redor da praça. Estas fontes poderiam ter suas emissões de poluentes reduzidas com medidas simples, como a realocação de um dos pontos (de ônibus ou táxi) para que não fiquem muito próximos um do outro, o que poderia concentrar poluentes, colocação de tela ao redor dos prédios em construção, reduzindo a emissão de material particulado, e a disposição correta de rejeitos orgânicos, impedindo a exposição da população aos gases liberados pelos mesmos.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Meio ambiente; poluição atmosférica; fontes de poluição,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/xveneeamb-109
Referências bibliográficas
- [1] BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal - Centro Gráfico, 1988. 292 p.
- [2] IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Portaria Normativa n.º 348, de 14/03/1990. Dispõe sobre os padrões de qualidade do ar e as concentrações de poluentes atmosféricos. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/IBAMA/PT0371-210599.PDF. Acesso em: 30 mar. 2017.
- [3] MARC P. S.; JANET J. Ecologia e saúde - uma medicina para o futuro. Lisboa: Instituto Piaget, 2009. 431 p.
- [4] MILANO, M.; DALCIN, E. Arborização das vias públicas. Rio de Janeiro: LIGHT, 2000. 226 p.
- [5] MMA (Ministério do Meio Ambiente). Qualidade do ar. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar. Acesso em: 30 mar. 2017.
- [6] SILVA, A. L. M. Direito do meio ambiente e dos recursos naturais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 200 487 p.
- [7] SILVA FILHO, D. F. S.; COSTA, F. P. S.; POLIZEL, J. Planejamento da arborização urbana da Cidade de Engenheiro Coelho-SP: uso de SIG e de inventário amostral. Geografia em Atos. Presidente Prudente, v.1, n.12, p.1-8, 2012.
Como citar:
Cabral, Lucas da Veiga; Ferreira, João Vitor Santos; Matos, Amanda Carolina Santos de; Teixeira, Rebeca Rodrigues Crespo; Andrade, Ana Lívia Cantuária; Fonseca, Victor Marcos dos Santos Catete; Gonçalves, Eddie Arlley de Albuquerque; Coutinho, Eliane de Castro; "PLANO DE GERENCIAMENTO ATMOSFÉRICO PARA A PRAÇA BRASIL, BELÉM-PA", p. 1085-1094 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/xveneeamb-109
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações