ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

PLANTA BAIXA TÁTIL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: USO DA CANETA 3D NA ORIENTAÇÃO ESPACIAL DE PESSOAS COM CEGUEIRA EM UM ESTUDO DE CASO

PLANTA BAIXA TÁTIL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: USO DA CANETA 3D NA ORIENTAÇÃO ESPACIAL DE PESSOAS COM CEGUEIRA EM UM ESTUDO DE CASO

BARROS, Bruno Xavier da Silva ; NERY, Camila Alves da Silva ; SOBREIRA, Rayssa de Aguiar ; SILVA, Marcelo Rodrigues da ;

ARTIGO COMPLETO:

"A posse de materiais que permitam a orientação espacial de pessoas cegas em determinado ambienteé fundamental na promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual, facilitandosua compreensão do espaço arquitetônico e promovendo sua independência e segurança. Estapesquisa possui natureza teórico-prática e foi norteada pelo direcionamento à produção tátil da plantabaixa de uma associação de cegos, desenvolvida através da caneta 3D. A pesquisa assumiuabordagens empíricas e experimentais. Estes materiais foram oferecidos para a associação de cegosparceira, agregando-se aos materiais didáticos aplicados na entidade e promovendo as atividadesdesenvolvidas no local."

ARTIGO COMPLETO:

"Ownership of materials that allow spatial orientation for blind individuals in a given environment is crucialin promoting accessibility and inclusion of people with visual impairments, facilitating their understandingof architectural space and promoting their independence and safety. This research has a theoretical-practical nature and was guided by the direction towards tactile production of the floor plan of a blindassociation, developed using a 3D pen. The research assumed empirical and experimental approaches.These materials were provided to the associated blind association, adding to the educational materialsused in the entity and promoting the activities developed on site."

Palavras-chave: Planta baixa tátil; orientação espacial; caneta 3D e deficientes visuais,

Palavras-chave: Tactile floor plan; spatial orientation; 3D pen; visually impaired individuals,

DOI: 10.5151/eneac2024-831455

Referências bibliográficas
  • [1] "AGUIAR, P. R.; COSTA, F. W. D. O. Ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva no instituto federal do triângulo mineiro – campus Patrocínio – Mg. São Paulo, Revista Eletrônica de
  • [2] Geografia, v. 19 n. 3, 2021.
  • [3] BEM, G. M. de; PUPO, R. T. Imprimindo o espaço para as pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática. In: XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital, 148-152,
  • [4] 2015.
  • [5] BARROS, G. X. S. Diretrizes para o uso da manufatura aditiva como ferramenta geradora de recursos táteis para pessoas com deficiência visual: o design como peça fundamental no
  • [6] processo de inclusão. Tese (Pós-Graduação em Design) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2021, p. 49-58.
  • [7] BRASIL, Ministério da Saúde. Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em:
  • [8] https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 08 abr. 2024.
  • [9] CAIADO, K. R. M. Cegueira: concepções de aprendizagem e de ensino reveladas em artigos publicados na revista Benjamin Constant. Revista Brasileira de Educação Especial, 8 (2), p. 223-
  • [10] 232, 2002.
  • [11] CANADIAN BRAILLE AUTHORITY. Report of tactile graphics sub-committee part 3, 2003.
  • [12] CARMO, W. R. Cartografia tátil escolar: a experiência com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) -
  • [13] Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
  • [14] DREZZA, Érika Rack. O sistema Braille. Revista trocando saberes, São Paulo, p. 2-59, 2019.
  • [15] ERIKSSON, Y. How to make tactile pictures understandable to the blind reader. The Swedish Library of Talking Books and Braille, p. 7, 1999.
  • [16] ESPINOSA, M.; UNGAR, S.; OCHAÍTA, E.; BLADES, M. Comparing methods for introducing blind and visually impaired people to unifamiliar urban environments. Journal of Environmental Psychology,
  • [17] 18, p. 277-287, 1998.
  • [18] FARIA, I. R.; BOTELHO, A. R. Consciência fonológica e Sistema braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia. DÍAZ, F., et al., orgs. Educação inclusiva, deficiência e contexto social:
  • [19] questões contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, p. 117-126, 2009.
  • [20] FERREIRA, J. E.V. et al. Manual de imagens para deficientes visuais. São Paulo: FFLCH/USP, 2021.
  • [21] GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo/SP: Atlas, 2008.
  • [22] GUIMARÃES. M. J. S. Design inclusivo na contemporaneidade: diretrizes ao desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis a crianças cegas e com baixa visão. Universidade Estadual
  • [23] Paulista – Unesp, São Paulo, 2020.
  • [24] HELLER, Morton A. Picture and pattern perception in the sighted and the blind: The advantage of the late blind. Perception, vol. 18, no. 3, p. 379–389, 1989.
  • [25] MILAN, L. F. Maquetes táteis: infográficos tridimensionais para a orientação espacial de deficientes visuais. Revista PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção, 1 (2), 1-26, 2008.
  • [26] MAZELLA, Anaïs; ALBARET, Jean Michel; PICARD, Delphine. Haptic-2D: A new haptic test Battery assessing the tactual abilities of sighted and visually impaired children and adolescents with two-
  • [27] dimensional raised materials. Research in Developmental Disabilities, vol. 48, p. 103–123, 1 Jan. 2016. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2015.10.012.
  • [28] MOSQUERA, C. F. F. Deficiência Visual na Escola Inclusiva. Curitiba. Editora: Intersaberes, 2012.
  • [29] MUSSI, A. Q. et al. Arquitetura inclusiva: a planta tátil como instrumento de projeto colaborativo com portadores de deficiência visual. In: SIGraDi 2016, XX Congreso de la Sociedad Ibero-americana
  • [30] de Gráfica Digital. Buenos Aires, Argentina, 2016, p. 9-11.
  • [31] SANTOS, et al. A importância do sistema braille para a educação inclusiva. Boletim Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto Benjamin Constant. Urca, Rio de Janeiro, MEC/IBC/DTE/DDI,
  • [32] ano II, n 8, jan/fev, 2015.
  • [33] SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro. WVA editora, 1999.
  • [34] SILVEIRA, C.; AGUIAR, R.; FRIZZARINI, S. T. A exploração tátil de representações geométricas produzidas com a caneta 3D: uma ferramenta para o ensino de estudantes cegos. Revista
  • [35] Sergipiana da Matemática e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 348-366, 2023.
  • [36] SOUZA, M. H. S. O ensino para cegos buscando facilitar a aprendizagem da estatística: o debate a partir da visão de quatro estudos. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2022, p.
  • [37] 8-19.
  • [38] SPERLING, D. M.; VANDIER, I.; SCHEEREN, R. Sentir o espaço: projeto com modelos táteis. In: XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital 2015, 108-112.
  • [39] URBAS, R.; QUALIZZA, N.; PAVLOVIC, Z.; ELESINI, U. S. Production of tactile illustrations. 2016.
  • [40] WESTIN, O.; ROBERTS, H. I. Interventionist research: the puberty years; an introduction to the special issue. Qualitative Research in Accounting & Management, v.7, n.1, p. 5-12, 2010."
Como citar:

BARROS, Bruno Xavier da Silva; NERY, Camila Alves da Silva; SOBREIRA, Rayssa de Aguiar; SILVA, Marcelo Rodrigues da; "PLANTA BAIXA TÁTIL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: USO DA CANETA 3D NA ORIENTAÇÃO ESPACIAL DE PESSOAS COM CEGUEIRA EM UM ESTUDO DE CASO", p. 674-684 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831455

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações