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PODER DE MERCADO NO SEGMENTO DE AUTOMÓVEIS ATÉ 1000 CILINDRADAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA NOVA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL EMPÍRICA

MARKET POWER IN THE AUTOMOBILE SEGMENT UP TO 1000 CC: AN ANALYSIS FROM THE NEW EMPIRICAL INDUSTRIAL ORGANIZATION

JACOB, Kamila Gabriela ; CIRINO, Jader Fernandes ; FERNANDES, Rosangela Aparecida Soares ; BRAGA, Marcelo José ;

Artigo:

Nesse estudo buscou-se verificar a existência e caracterizar o tipo de poder de mercado no setor automobilístico brasileiro, especificamente no segmento de carros populares (1000 cc). Para tal, foi utilizado o modelo Cotterill, Franklin e Ma (1996), o qual considera esse segmento um mercado oligopolizado com produtos diferenciados, respaldado pela Nova Organização Industrial Empírica (New Empirical Industrial Organization - NEIO). Os resultados obtidos mostram que, quando analisadas as elasticidades cruzadas, o segmento pode ser separado em dois mercados, no qual Gol e o Pálio competem entre si, assim como o Celta e o Uno, caracterizando-se como bens substitutos um do outro. Com relação ao poder de mercado, dividido entre unilateral e cooperativo, conclui-se que o Gol possui maior poder de mercado unilateral, apresentando também o maior poder de mercado total. A partir do coeficiente de Chamberlin para conluio, verificou-se a concorrência entre Gol e Palio e a cooperação entre Uno e Celta.

Artigo:

This study aims to verify the existence and to characterize the type of market power in the Brazilian automotive industry, specifically in the popular car segment (1000 cc). For that, it was used the model Cotterill, Franklin and Ma (1996) which considers an oligopoly market with differentiated products, supported by the New Industrial Organization Empirical (NEIO). The results show that when the cross-elasticities are analyzed, the segment can be separated into two markets where in which the Gol and the Palio compete, as well as the Celta and the Uno, characterized as substitute goods from each other. In relation to the market power, divided in unilateral and cooperative, the Gol had greater power of unilateral market, and it also had the greatest power of the total market. Based on the Chamberlin coefficient for collusion, it was observed competition between the Gol and the Palio, and cooperation between Uno and Celta.

Palavras-chave: Poder de Mercado; Carros Populares; Produtos Diferenciados,

Palavras-chave: Market Power; Popular Car; Differentiated Products,

DOI: 10.5151/engpro-1enei-062

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Como citar:

JACOB, Kamila Gabriela; CIRINO, Jader Fernandes; FERNANDES, Rosangela Aparecida Soares; BRAGA, Marcelo José; "PODER DE MERCADO NO SEGMENTO DE AUTOMÓVEIS ATÉ 1000 CILINDRADAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA NOVA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL EMPÍRICA", p. 1102-1121 . In: Anais do 1º Encontro da Nacional de Economia Industrial e Inovação [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-1enei-062

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