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Por calçadas ideais

For ideal sidewalks

Maruyama, Cíntia Miua ; Franco, Maria de Assunção Ribeiro ;

Resumo:

Cidades dotadas de calçadas confortáveis estimulam o hábito saudável da caminhada. Assim, os objetivos deste trabalho foram o de analisar legislações, a cartilha orientativa de São Paulo/SP sobre as calçadas e propor melhorias assim como elaborar propostas para a sua construção e adequação. Neste trabalho são apresentados resultados parciais de doutorado realizado na FAU/USP. A metodologia consistiu em levantamento às legislações, normas técnicas e revisão de literatura sobre as calçadas. Como resultados observou-se que a calçada mínima deve ter largura de 2,25m, maior do que os 1,95m sugeridos pela cartilha paulistana. A faixa de transição somente será viável em calçadas mais largas que o mínimo recomendável. Para propiciar conforto ambiental se recomenda arborização e uso de pavimentos brandos, que são pavimentos que se aquecem menos sob a ação da luz solar. Sugestão de uso de pavimentos permeáveis. Tais elementos também são importantes para ajudar no combate às Ilhas de Calor Urbanas. Concluiu-se pela necessidade de a cartilha aumentar a faixa livre para 1,50m e indicar a necessidade de cálculo desta faixa nos locais onde há grande circulação de pedestres. Finalmente, o presente trabalho procurou contribuir para que gestores e projetistas possam criar calçadas com mais qualidade e conforto à população.

Resumo:

Cities with comfortable sidewalks stimulate healthy habit of walking. Objectives of this work were to analyze legislation, São Paulo / SP sidewalks manual and propose improvements as well as to elaborate proposals for their construction and adequacy. On this paper are presented partial results of PhD held at FAU / USP. Methodology consisted of a survey of legislation, technical standards and literature review on sidewalks. As a result, it was observed that the minimum sidewalk should be 2.25m wide, larger than the 1.95m suggested by the São Paulo manual. Transition strip will only be feasible on sidewalks wider than the recommended minimum. To promote environmental comfort, it is recommended afforestation and cool pavements use, which are floors that heat less under sunlight action. Suggested use of permeable pavements. Such elements are also important in helping to combat the Urban Heat Islands. It was concluded that São Paulo manual needs to increase the free strip to 1.50m and indicate the need to calculate this strip in places where there is high pedestrian movement. Finally, the present work sought to help managers and designers to create sidewalks with more quality and population comfort.

Palavras-chave: calçada, arborização, pavimento brando,

Palavras-chave: sidewalk, afforestation, cool pavement,

DOI: 10.5151/singeurb2019-114

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Como citar:

Maruyama, Cíntia Miua; Franco, Maria de Assunção Ribeiro; "Por calçadas ideais", p. 853-858 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-114

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