Março 2021 vol. 7 num. 1 - XI Encontro Científico de Física Aplicada
Artigo completo - Open Access.
Pratica pedagógica baseada na transversalidade: Uma proposta para a emancipação dos discentes
Pratica pedagógica baseada na transversalidade: Uma proposta para a emancipação dos discentes
XAVIER, L. A. ; FARDIM, S. V. S. ; RAGGI, D.G. ; RODRIGUES, C. F ;
Artigo completo:
O presente resumo tem por objetivo problematizar uma prática pedagógica como proposta para a emancipação dos discentes. Baseada na transversalidade e, tendo em vista a necessidade de contemplar a realidade dos alunos, buscamos, com a prática, potencializar as aulas e o processo formativo de ensino aprendizagem. Em uma perspectiva de pedagogia libertadora, que tem como precursor o professor Paulo Freire, a metodologia utilizada foi a teórico-metodológica, em uma escola do interior do município de Marataízes, com alunos do ensino fundamental I, da educação básica. Com a proposta da sequência didática e com o olhar voltado para a dialogicidade, as aulas se pautaram em constantes pesquisas de campo feitas pelos alunos, e tiveram como base o tema meio ambiente. O percurso das atividades se deu por 10 aulas e culminou em uma visita a uma área produtiva de abacaxi, fruto esse de extrema importância para a atividade econômica do município de Marataízes – ES. Como resultado observou-se grande envolvimento e dedicação dos alunos ao desempenharem as atividades. Ficou evidente, na postura dos discentes, que o aprendizado foi para além dos muros escolares, favorecendo o protagonismo e a emancipação frente às situações experimentadas por meio da prática.
Artigo completo:
The present summary aims to problematize a pedagogical practice as a proposal for the emancipation of students. Based on transversality and, in view of the need to contemplate the students' reality, we seek, with practice, to enhance the lessons and the formative process of teaching and learning. In a perspective of liberating pedagogy, which has Professor Paulo Freire as a precursor, the methodology used was theoretical and methodological, in a school in the interior of the municipality of Marataízes, with students from elementary school I, from basic education. With the proposal of the didactic sequence and with a look turned to dialogicity, the classes were guided by constant field research done by the students, and were based on the environment theme. The course of the activities took place in 10 classes and culminated in a visit to a pineapple production area, a fruit of extreme importance for the economic activity of the municipality of Marataízes - ES. As a result, there was great involvement and dedication of students when performing the activities. It was evident, in the attitude of the students, that learning went beyond school walls, favoring protagonism and emancipation in the face of situations experienced through practice.
Palavras-chave: Emancipação, Transversalidade, Sequência Didática, Prática Pedagógica, Meio ambiente.,
Palavras-chave: Emancipation, Transversality, Didactic Sequence, Pedagogical Practice, Environment.,
DOI: 10.5151/xiecfa-FARDIM
Referências bibliográficas
- [1] FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. Organização, Apresentação e Notas de Ana Maria Araújo Freire. Editora Paz & Terra.2014.
- [2] Silva, Antonio Fernando Gouvêa. A busca do tema gerador na práxis da educação popular.organizadora: Ana Inês Souza. – Curitiba : Editora
- [3] Gráfica Popular, 2007.
- [4] Artigo de periódico eletrônico
- [5] [3] ASSIS, E. S. A UNESCO e a educação ambiental. Em Aberto, Brasília, ano X, n. 49, p. 59-62, jan./mar, 1991
- [6] [4] LEFF, E. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação & Realidade, 34, 2009. (Septiembre-Diciembre) Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9515. Acesso em 10.agos.2020.
- [7] Livros
- [8] [5] Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 200
- [9] [6] Delizoicov, Demétrio. Didática Geral/ Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2008.
- [10] [7] POMBO, O. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Relógio D’Água Editores., 2004.
Como citar:
XAVIER, L. A.; FARDIM, S. V. S.; RAGGI, D.G.; RODRIGUES, C. F; "Pratica pedagógica baseada na transversalidade: Uma proposta para a emancipação dos discentes", p. 80-83 . In: Anais do XI Encontro Científico de Física Aplicada.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2358-2359,
DOI 10.5151/xiecfa-FARDIM
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações