Dezembro 2016 vol. 3 num. 4 - 1º Encontro da Nacional de Economia Industrial e Inovação
Artigo - Open Access.
PREÇO E QUALIDADE DAS MERCADORIAS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA UTILIZANDO RELAÇÕES FUZZY
Price and quality of merchandises: a critical approach using fuzzy relations
ROHENKOHL, Júlio Eduardo ; MARTINELLI, Orlando ;
Artigo:
O artigo apresenta uma revisão crítica sobre como os economistas costuma abordar a qualidade das mercadorias. Para tanto, compara diferentes visões teóricas. A seguir, a visão teórica linguisticamente mais rica de algumas correntes ligadas à Organização Industrial e ao Institucionalismo é aproximada à teoria dos conjuntos fuzzy, com o posterior desenvolvimento de um exercício teórico e metodológico de tratamento do problema de variação qualitativa das mercadorias empregando relações fuzzy. O exercício procura retratar a relação entre a qualidade e preço das mercadorias, explorando variantes da ótica do consumidor para captar a) a relevância de características qualitativas para o estabelecimento do preço a pagar e, alternativamente, b) a relevância do preço como sinalizador de qualidade.
Artigo:
The article presents a critical review of how economists usually address the quality of the merchandises. To do so, it compares different theoretical views. Then the linguistically richer theoretical view of some streams related to Industrial Organization and Institutionalism is approximate to the fuzzy set theory, the further development of an exercise to solve the qualitative variation of merchandises problem employing fuzzy relations. The exercise seeks to portray the relation quality-price of merchandises, ie, from the perspective of the consumer capture the qualitative characteristics of relevance for establishing the price he is willing to pay
Palavras-chave: mercadorias; qualidade; relações fuzzy,
Palavras-chave: merchandises; quality; fuzzy relations,
DOI: 10.5151/engpro-1enei-066
Referências bibliográficas
- [1] AKERLOF, G. A. . The market for “lemons”: quality uncertainty and the market mechanism. The Quarterly Journal of Economics, Vol. 84. Cambridge, Massachusetts: Harvard University, August, 1970.
- [2] BOJADZIEV, G.; BOJADZIEV, M.. Fuzzy sets, fuzzy logic, applications. World Scientific Publishing Co. Pte, Ptd, 1995.
- [3] CARLSSON, B.; STANKIEWICZ, R. On the nature, function and composition of technological systems. Journal of Evolutionary Economics, V. 1, p. 93-118, 1991.
- [4] CARLTON, D. W.; PERLOFF, J. M.. Modern Industrial Organization. Pearson Addison –Wesley, 2005.
- [5] CHANDLER, A. D. The visible hand: the managerial revolution in American business. Cambridge Belknap Press, 199
- [6] COMMONS, J. R.. Institutional Economics. The American Economic Review, Vol. 21,Nº 4, p. 648-657, Dec. 1931.
- [7] DARBY, M. R. ; KARNI, E. Free competition and the optimal amount of fraud. Journal of Law and Economics, N. 16; pp. 67-88, 1973.
- [8] FORAY, D. Standard de reference, coûts de transaction et économie de la qualité: un cadre d’analyse. In: NICOLAS, F.; VALESCHESCHINI, E. (Ed.). Agro-alimentaire: une économie de la qualité. Paris: INRA Econômica. p. 140-154, 1995.
- [9] GRUNERT, K.G. Consumer’ food choice and quality perception. The Aarhus School of Business. Working Paper. N.77, Aarhus, Dinamarca, 2002.
- [10] HODGSON, G. M.. Economics and Institutions: a manifesto for a modern institutional economics. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1998.
- [11] GUIMARÃES, E. A.. Acumulação e crescimento da firma: um estudo de organização industrial. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
- [12] KOUTSOYIANNIS, A. Non-Price Decisions: The Firm in a Modern Context, The Macmillan Press Ltd., UK, 1982.
- [13] LANCASTER, K. T.. A new approach to consumer theory. The Journal of Political Economy, V. 74, Nº 2, p. 132-157, Apr 1966.
- [14] ORLÉAN, A. Logique walrasienne et incertitude qualitative: dês travaux de d’Akerlof e Stiglitz aux conventions de qualité. Economies e Societés, n. 14, jan. 1991.
- [15] POSSAS, M. Estruturas de Mercado em Oligopólio. São Paulo:Hucitec, 1985.
- [16] STEINDL, J. Maturidade e estagnação no capitalismo americano. Abril, 1983.
- [17] STIGLITZ, J. E.. The Causes and Consequences of the Dependence of Quality on Price. Journal of Economic Literature, v. 24, March 1987.
- [18] TANAKA, K.. An introduction for fuzzy logic for practical applications. Rassel Inc., 1997.
- [19] TORDJMAN, H. How to study markets? An institutional point of view. Revue d’Economie Industrielle, n. 107, 3éme 2004.
- [20] VALETTE-FLORENCE, P.. A causal analysis of means-end hierarchies in a cross cultural context: Methodological refinements. Journal of Business Research, 42, 2, 1998.
- [21] VAN KOOTEN, G.C., SCHONEY, R.A. and HAYWARD, K.A., 1986. An alternative approach to the evaluation of goal hierarchies among farmers. Western Journal of Agricultural Economics 11, 40-49.
- [22] WITT, U. Learning to consume – A theory of wants and the growth of demand. Journal of Evolutionary Economics, v. 11, 2001.
- [23] ZIMMERMANN, H.-J.. Fuzzy Set Theory and Its Applications. Kluwer Academic Publishers, 1991.
- [24] ZADEH. L.A... “Fuzzy Sets”. Information and Control 8:338-53,1965.
Como citar:
ROHENKOHL, Júlio Eduardo; MARTINELLI, Orlando; "PREÇO E QUALIDADE DAS MERCADORIAS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA UTILIZANDO RELAÇÕES FUZZY", p. 1176-1210 . In: Anais do 1º Encontro da Nacional de Economia Industrial e Inovação [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.4].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-1enei-066
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações