Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção
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PRIORIZAÇÃO DA ATRACAÇÃO DE NAVIOS ATRAVÉS DE UM MÉTODO DE APOIO A DECISÃO MULTICRITÉRIO
PRIORIZAÇÃO DA ATRACAÇÃO DE NAVIOS ATRAVÉS DE UM MÉTODO DE APOIO A DECISÃO MULTICRITÉRIO
Palhano, Nathyelle da Silva ; Silva, Myllena de Jesus Fróz da ; Silva, Yago Everton Inocente da ; Marsaro, Mônica Frank ;
Artigo completo:
Com o crescimento e o dimensionamento dos países, a atracação dos navios tem se tornado um dos fatores de extrema importância para a determinação da qualidade dos serviços prestados nos portos do mundo. Em se tratando do modal hidroviário ou aquaviário a capacidade de transporte de mercadorias é maior em relação aos outros. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo elaborar um modelo de decisão multicritério para ordenação dos navios para a sua atracação em um determinado porto de uma refinaria. Para tanto, foi utilizado o método PROMETHEE II para a construção do modelo, e o decisor definiu como critérios o demurrage, qualidade do produto a ser descarregado do navio, tempo de operação, dias de estoque do produto na refinaria e ordem de chegada dos navios. Como resultado final teve-se a seguinte ordem dos navios: bauxita da mina II, bauxita da mina I, bauxita da África e navio de carvão. Assim sendo, foi feito uma análise de sensibilidade para a verificação de como os navios se comportavam em relação aos critérios e pode-se perceber que o critério demurrage foi aquele que apresentou maior sensibilidade em relação aos outros.
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Com o crescimento e o dimensionamento dos países, a atracação dos navios tem se tornado um dos fatores de extrema importância para a determinação da qualidade dos serviços prestados nos portos do mundo. Em se tratando do modal hidroviário ou aquaviário a capacidade de transporte de mercadorias é maior em relação aos outros. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo elaborar um modelo de decisão multicritério para ordenação dos navios para a sua atracação em um determinado porto de uma refinaria. Para tanto, foi utilizado o método PROMETHEE II para a construção do modelo, e o decisor definiu como critérios o demurrage, qualidade do produto a ser descarregado do navio, tempo de operação, dias de estoque do produto na refinaria e ordem de chegada dos navios. Como resultado final teve-se a seguinte ordem dos navios: bauxita da mina II, bauxita da mina I, bauxita da África e navio de carvão. Assim sendo, foi feito uma análise de sensibilidade para a verificação de como os navios se comportavam em relação aos critérios e pode-se perceber que o critério demurrage foi aquele que apresentou maior sensibilidade em relação aos outros.
Palavras-chave: PROMETHEE II. PORTO. NAVIO DE BAUXITA,
Palavras-chave: PROMETHEE II. PORTO. NAVIO DE BAUXITA,
DOI: 10.5151/viisimep-315868
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Como citar:
Palhano, Nathyelle da Silva; Silva, Myllena de Jesus Fróz da; Silva, Yago Everton Inocente da; Marsaro, Mônica Frank; "PRIORIZAÇÃO DA ATRACAÇÃO DE NAVIOS ATRAVÉS DE UM MÉTODO DE
APOIO A DECISÃO MULTICRITÉRIO", p. 3163-3175 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção .
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/viisimep-315868
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