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Procedimentos para coleta e análise de imagens de divulgação científica em tempos de pandemia de Covid-19

Procedures for collecting and analyzing scientific communication images in times of the Covid-19 pandemic

SATO, Susana Narimatsu ; MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar ;

Artigo:

A pesquisa analisa o emprego de recursos imagéticos para a democratização e divulgação de conhecimentos científicos entre não-especialistas, mais especificamente em iniciativas que envolvam a temática da Covid-19. Dado o valor das intervenções de design na apresentação do conhecimento para que este seja eficazmente percebido e assimilado (BONSIEPE, 2000: 3), percebe-se que, no caso da pandemia em questão, a efetiva visualização de dados auxilia na compreensão das causas e implicações do novo coronavírus, assim como no estímulo à responsabilidade cívica por meio do autocuidado e da prática do distanciamento social (GIANNELLA; VELHO, 2021: 276). A partir da recuperação e sistematização de rastros deixados na internet, da observação das “zonas de contato” (FAUSTO NETO, 2010: 65), pretende-se identificar atributos sintáticos que impulsionam a propagação de tais imagens. Levando em conta a fácil reprodução e disseminação, a pesquisa enfoca imagens que circulam por meio de postagens em mídias sociais, ambiente virtual marcado pelo compartilhamento, pela visibilidade do cotidiano e pela conexão entre estética e participação social (PRATA, 2016: 3). A interlocução e a difusão são fundamentos essenciais da prática científica, viabilizando a troca de saberes e o progresso do conhecimento humano. Por esse motivo, na presente pesquisa, a seleção de amostragem para análise se dará pela quantidade de reações e compartilhamentos que cada postagem individual suscita. Considera-se a hipótese de que o volume de compartilhamento de uma imagem possa ser um indicador de sua eficácia. Neste ponto, nossa metodologia aproxima-se do conceito de design participatório, ou co-design (SANDERS e STAPPERS, 2008), que leva em consideração as preferências, decisões e ações dos demais participantes do processo, tomando-os como parceiros, ao invés de meramente usuários finais.

Artigo:

The research analyzes the use of imagery resources for the democratization and dissemination of scientific knowledge among lay population, more specifically in initiatives involving the theme of Covid-19. Given the value of design interventions in the presentation of knowledge so that it is effectively perceived and assimilated (BONSIEPE, 2000: 3), it is clear that, in the case of the pandemic in question, the effective visualization of data helps to understand the causes and implications of the new coronavirus, as well as to encourage civic responsibility through self-care and the practice of social distancing (GIANNELLA; VELHO, 2021: 276). From the recovery and systematization of tracks left on the internet, from the observation of “contact zones” (FAUSTO NETO, 2010: 65), we intend to identify syntactic attributes that drive the propagation of such images. Due to easy reproduction and dissemination, the research focuses on images that circulate through posts on social media, a virtual environment marked by sharing, by the visibility of everyday life and by the connection between aesthetics and social participation (PRATA, 2016: 3). Interlocution and dissemination are essential foundations of scientific practice, enabling the exchange of information and the progress of human knowledge. For this reason, in this research, the selection of sampling for analysis will be given by the amount of reactions and shares that each individual post attains. It is argued that the level of sharing of an image can be an indicator of its effectiveness. At this point, our methodology approaches the concept of participatory design, or co-design (SANDERS and STAPPERS, 2008), which considers the preferences, decisions and actions of the other participants in the process, taking them as partners, instead from merely end users.

Palavras-chave: Design da informação, Comunicação científica, Imagens digitais, Mídias sociais.,

Palavras-chave: Information design, Scientific communication, Digital images, Social media.,

DOI: 10.5151/5spdesign-54

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, G. 2000. Design as tool for cognitive metabolism. In: Proceedings of International Symposium on the Dimensions of Industrial Design: 1-14. Milan: Politecnico di Milano.
  • [2] PRATA, D. 2016. Imageria e poéticas de representação da paisagem urbana nas redes. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • [3] FAUSTO NETO, A. 2010. As bordas da circulação... Alceu, 10 (20), 55-69.
  • [4] GIANNELLA, J.; VELHO, L. 2021. Data visualization in the time of coronavirus. Strategic Design Research Journal, 14 (1): 275-288.
  • [5] SANDERS, E.; STAPPERS, P. 2008. Co-creation and the new landscapes of design. Co-Design. 4 (1): 5-18.
Como citar:

SATO, Susana Narimatsu; MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar; "Procedimentos para coleta e análise de imagens de divulgação científica em tempos de pandemia de Covid-19", p. 105-106 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-54

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