Novembro 2019 vol. 6 num. 4 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo completo - Open Access.
Processo de design de infográficos: uma análise metodológica da tradução visual de um vídeo documentário
Infographics design process: a methodological analysis of the visual translation of a video documentary
Miranda, Fabiano de ; Andrade, Rafael de Castro ; Ladoruski, Jéssica Sartori ; Borges Júnior, João Geraldo ;
Artigo completo:
Este artigo apresenta uma análise crítica da aplicação de um processo de design de infográficos, a qual resulta da orientação de um Trabalho de Conclusão de Curso na pós-graduação lato sensu em Design Editorial da Universidade Positivo em Curitiba. O objetivo dos acadêmicos que conduziram o projeto foi a tradução visual do vídeo documentário ‘(Dis)Honesty: The Truth About Lies’ (2015), da diretora Yael Melamede. O processo de design escolhido para guiar a produção do infográfico pelos estudantes consistiu em oito etapas: foco ou recorte; coleta de dados; seleção; rascunhos; produção; revisão e correção; publicação; crítica (ou errata). Proposto como instrumento metodológico em um estudo anterior (i.e. Miranda; Andrade, 2017), tal processo carecia de observações empíricas a fim de identificar possíveis lacunas e/ou pontos fortes em sua aplicação. Como resultado das experiências relatadas no presente artigo, de modo geral constatou-se que o referido processo é adequado para guiar o desenvolvimento de infográficos. Entretanto, mesmo para designers profissionais com experiência prática, como os acadêmicos que conduziram o projeto, percebeu-se a necessidade do uso de técnicas, instrumentos ou ferramentas adicionais que auxiliassem a transpor as oito etapas, oferecendo suporte às decisões projetuais tomadas. Dentro de suas limitações, com este breve relato espera-se fomentar a reflexão crítica sobre o ensino e a prática da infografia sob a perspectiva do design da informação.
Artigo completo:
This paper shows a critical analysis of the application of an infographics design process as a result of an orientation of a Final Project in the postgraduate course in Editorial Design at Universidade Positivo in Curitiba (Brazil). The goal of the academics who led the project was the visual translation of Yael Melamede's documentary film '(Dis) Honesty: The Truth About Lies' (2015). The design process chosen by the students to guide the production of the infographic consisted of eight steps: scoping; collecting data; selecting data; preliminary drafting; production; reviewing and correction; publication; review (or correction). Proposed as a methodological tool in an earlier study (i.e. Miranda; Andrade, 2017), such process lacked empirical observations in order to identify possible gaps and/or strengths in its application. As a result of the experiments reported in the present paper, it has generally been found that this process is suitable for guiding the development of infographics. However, even for professional designers with hands-on experience, such as the academics who conducted the project, it has been found the need for additional techniques, instruments, or tools to help transpose the eight steps and support design decisions taken. Within its limitations, this brief report aims to promote critical reflection on teaching and production of infographics from the perspective of information design.
Palavras-chave: infográfico, processo de design, análise metodológica,
Palavras-chave: infographics, design process, methodological analysis,
DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0142
Referências bibliográficas
- [1] Carvalho, J., & Aragão, I. 2012. Infografia: Conceito e Prática. In: Revista Infodesign. Vol. 9–3. p. 160-177.
- [2] (DIS)HONESTY: The Truth About Lies. 2015. Direção: Yael Melamede, Produção: Dan Ariely e Deborah Camie. Estados Unidos (EUA): Salty Features. Disponível em: www.thedishonestyproject.com. Acesso em: 5 de jul. 2019.
- [3] Farina, M. 1990. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4ª edição. São Paulo: Blücher.
- [4] Fassina, U. 2011. A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia. Dissertação de Mestrado. UEL, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Londrina.
- [5] Kanno, M. 2018. Infografia: guia básico de didáticos. 1ª edição. São Paulo: Boreal Edições.
- [6] Ladoruski, J. S., & Borges Junior, J. G. 2018. Infografia sobre a desonestidade: tradução visual do documentário “(Dis)Honesty: The Truth About Lies”. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização. Universidade Positivo, Especialização em Design Editorial. Curitiba.
- [7] Lapolli, M., & Vanzin, T. 2016. Infografia na era da cultura visual. Florianópolis: Pandion.
- [8] Lima, R. C. 200 Otto Neurath e o legado do ISOTYPE. In: Infodesign – Revista Brasileira de Design da Informação. Vol. 5 – 2. p. 36-49. Disponível em: www. infodesign.org.br. Acesso em: jul. 2019.
- [9] Matté, V. A. 2004. Proposta de metodologia projetual para produtos gráfico-impressos. In: Expressão, v. 1, n. 1, p. 60-66, jan./jun. Santa Maria: UFSM.
- [10] Meürer, M. V. 2017. Seleção Tipográfica no Contexto do Design Editorial: um modelo de apoio à tomada de decisão. Tese de Doutorado. UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.
- [11] Miranda, F., & Andrade, R. C. 2017. Pensar Infográfico: uma proposta de ensino introdutório de infografia sob a perspectiva da linguagem gráfica. In: Revista Infodesign. Vol. 14–3. p. 374-396.
- [12] Moraes, A. 2013. Infografia: História e Projeto. São Paulo: Blücher.
- [13] Roam, D. 20 The Back of the Napkin: Solving Problems and Selling Ideas with Pictures. Portfolio Trade.
- [14] Samara, T. 2011. Guia de design editorial: Manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman.
- [15] Valero Sancho, J. L. 2001. La Infografia: Técnicas, Análisis y Usos Periodísticos. Universidad Autónoma de Barcelona.
Como citar:
Miranda, Fabiano de; Andrade, Rafael de Castro; Ladoruski, Jéssica Sartori; Borges Júnior, João Geraldo; "Processo de design de infográficos: uma análise metodológica da tradução visual de um vídeo documentário", p. 823-834 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0142
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações