Artigo - Open Access.

Idioma principal

PROCESSO DE PROJETO DO DESIGN DE LIVRO IMPRESSO: INOVAÇÃO PELO DESIGN ESTRATÉGICO

Fillmann, Maria Carolina Frohlich ;

Artigo:

O presente artigo apresenta um breve estudo que dá origem a uma metodologia híbrida, destinada a atividade de projetação do design gráfico de livro impresso. Inicia-­‐ se por uma reflexão sobre a evolução da função e aplicação do processo de projeto do design relativo às complexidades do mundo moderno. Em resposta a esse novo momento, busca-­‐se entender a metodologia de Bruno Munari, em uma leitura interpretada ao design editorial, e a metodologia do design estratégico, caracterizada por meio do metaprojeto. Compreendendo-­‐se os dois modelos de metodologia, chega-­‐ se ao esboço de um modelo mais adequado à construção dos projetos de design editorial gráfico de livro impresso.

Artigo:

Palavras-chave: metodologia, design editorial, design estratégico, metaprojeto.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00370

Referências bibliográficas
  • [1] CELASCHI, F. Dentro al progetto: appunti di merceologia contenporanea, in: Celaschi, F.; Deserti A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Carocci, Roma, 2007. (CELASCHI, Flaviano. Dentro do projeto: apontamentos de mercadologia contemporânea)
  • [2] CELASCHI, Flaviano e DESERTI, Alessandro. Design e Innovazione – Strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci, 2007.
  • [3] DESERTI, A. Intorno al progetto: concretizzare l’innovazione in: Celaschi, F.; Deserti A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Carocci, Roma, 2007. DESERTI, Alessandro. Em torno ao projeto: concretizar a inovação.
  • [4] MORAES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010
  • [5] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • [6] ZURLO, Francesco. Design Strategico, in AA. VV., Gli spazi e le arti, Volume IV, Opera XXI Secolo, Editore Enciclopedia Treccani, Roma, 2010.
Como citar:

Fillmann, Maria Carolina Frohlich; "PROCESSO DE PROJETO DO DESIGN DE LIVRO IMPRESSO: INOVAÇÃO PELO DESIGN ESTRATÉGICO", p. 922-933 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00370

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações