Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
PROCESSO DE PROJETO DO DESIGN DE LIVRO IMPRESSO: INOVAÇÃO PELO DESIGN ESTRATÉGICO
Fillmann, Maria Carolina Frohlich ;
Artigo:
O presente artigo apresenta um breve estudo que dá origem a uma metodologia híbrida, destinada a atividade de projetação do design gráfico de livro impresso. Inicia-‐ se por uma reflexão sobre a evolução da função e aplicação do processo de projeto do design relativo às complexidades do mundo moderno. Em resposta a esse novo momento, busca-‐se entender a metodologia de Bruno Munari, em uma leitura interpretada ao design editorial, e a metodologia do design estratégico, caracterizada por meio do metaprojeto. Compreendendo-‐se os dois modelos de metodologia, chega-‐ se ao esboço de um modelo mais adequado à construção dos projetos de design editorial gráfico de livro impresso.
Artigo:
Palavras-chave: metodologia, design editorial, design estratégico, metaprojeto.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-00370
Referências bibliográficas
- [1] CELASCHI, F. Dentro al progetto: appunti di merceologia contenporanea, in: Celaschi, F.; Deserti A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Carocci, Roma, 2007. (CELASCHI, Flaviano. Dentro do projeto: apontamentos de mercadologia contemporânea)
- [2] CELASCHI, Flaviano e DESERTI, Alessandro. Design e Innovazione – Strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci, 2007.
- [3] DESERTI, A. Intorno al progetto: concretizzare l’innovazione in: Celaschi, F.; Deserti A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Carocci, Roma, 2007. DESERTI, Alessandro. Em torno ao projeto: concretizar a inovação.
- [4] MORAES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010
- [5] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
- [6] ZURLO, Francesco. Design Strategico, in AA. VV., Gli spazi e le arti, Volume IV, Opera XXI Secolo, Editore Enciclopedia Treccani, Roma, 2010.
Como citar:
Fillmann, Maria Carolina Frohlich; "PROCESSO DE PROJETO DO DESIGN DE LIVRO IMPRESSO: INOVAÇÃO PELO DESIGN ESTRATÉGICO", p. 922-933 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00370
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações