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Processos lentos experimentais: estímulos à prática-reflexiva no ensino contemporâneo de design gráfico

Slow experimental processes: encouraging reflective practice in contemporary design graphic education

ALENCAR, Ana ; NECYK, Barbara ;

Artigo:

O presente artigo propõe uma análise e reflexão sobre o valor das abordagens pedagógicas no campo do design que priorizam processos lentos experimentais, respeitando o tempo necessário à maturação de uma prática-reflexiva construída no diálogo entre mão e cabeça. Tendo como objeto de estudo os resultados obtidos em um exercício de colagem com ênfase em processos híbridos, nos quais se observa uma complementaridade entre tecnologias analógicas e digitais, este trabalho articula relações entre questões suscitadas por esta experiência e referenciais teóricos que problematizam o ritmo acelerado de nossa sociedade capitalista e endossam a relevância de um modelo de ensino baseado na aprendizagem através do fazer e do pensar.

Artigo:

This article proposes an analysis and reflection on the value of pedagogical approaches in the field of design that prioritize slow experimental processes, respecting the time necessary for the maturation of a reflective practice built on the dialogue between hand and head. Having as object of study the results obtained in a collage exercise with emphasis on hybrid processes, in which a complementarity between analog and digital technologies is observed, this work articulates relationships between questions raised by this experience and theoretical references that problematize the accelerated rhythm of our capitalist society and endorse the relevance of a teaching model based on learning through doing and thinking.

Palavras-chave: Ensino de design; Sociedade capitalista; Processos lentos experimentais.,

Palavras-chave: Design education; Capitalist society; Slow experimental processes.,

DOI: 10.5151/ped2022-4321472

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Como citar:

ALENCAR, Ana; NECYK, Barbara; "Processos lentos experimentais: estímulos à prática-reflexiva no ensino contemporâneo de design gráfico", p. 4187-4205 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4321472

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