Artigo - Open Access.

Idioma principal

PRODUÇÃO DE BIOETANOL A PARTIR DE BIOMASSA LIGNOCELULÓSICA DE MILHO

PRODUCTION OF BIOETHANOL FROM LIGNOCELLULOSIC BIOMASS OF CORN

FÜHR, JAÍNE FLACH ; MIBIELLI, GUILHERME MARTINEZ ; BOHN, LETÍCIA RENATA ; DRESCH, ALINE PERIN ; JUNIOR, SÉRGIO LUIZ ALVES ; , ;

Artigo:

O Brasil é o segundo maior produtor de etanol, contudo ainda é necessário a diversificação da matriz de produção a fim de torná-lo mais atrativo para substituição como combustível alternativo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi estudar a produção de bioetanol como biocombustível a partir do resíduo lignocelulósico do milho. Para tanto, executou-se um pré-tratamento seguido de hidrólise enzimática para obtenção de açúcares fermentescíveis. Em seguida, o hidrolisado obtido foi fermentado utilizando uma cepa industrial de Saccharomyces cerevisiae (PE-2) e outra selvagem, isolada a partir de biomassa de milho em decomposição, identificada taxonomicamente como uma nova espécie do gênero Wickerhamomyces. A partir desses processos determinou-se um rendimento de 0,376 g etanol / g glicose, demonstrando o potencial deste processo para a produção de bioetanol.

Artigo:

Palavras-chave: BIOETANOL, AÇÚCARES FERMENTESCÍVEIS, LEVEDURAS,

Palavras-chave: BIOETHANOL, FERMENTABLE SUGARS, YEAST,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT50

Referências bibliográficas
Como citar:

FÜHR, JAÍNE FLACH; MIBIELLI, GUILHERME MARTINEZ; BOHN, LETÍCIA RENATA; DRESCH, ALINE PERIN; JUNIOR, SÉRGIO LUIZ ALVES; , ; "PRODUÇÃO DE BIOETANOL A PARTIR DE BIOMASSA LIGNOCELULÓSICA DE MILHO", p. 462-468 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT50

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações