Agosto 2024 vol. 11 num. 1 - XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Trabalho completo - Open Access.
Produção de componentes de células a combustível por impressão 3D para aplicações automotivas
Production of fuel cell components by 3D printing for automotive applications
SILVA, L. M. G. ; Chalegra, T. S. ; VIANA, T. N. ; MENDES FILHO, A. A. ; VIDOTTI, S. E. ; UEHARA, S. ; ROVAI, F. F. ; GUILHERME, R. T. G. ; CARASTAN, D. J. ;
Trabalho completo:
Células a combustível de etanol direto têm se tornado uma alternativa promissora às células de hidrogênio, superando os desafios de armazenamento e distribuição de H2. Etanol tem muitas vantagens, mas, na prática, sua oxidação direta em uma célula a combustível ainda segue uma reação mais lenta e complexa se comparada ao hidrogênio, reduzindo a eficiência do sistema. Diferentes estratégias podem ser consideradas para superar este problema, de modo que as células a etanol tornam-se a tecnologia mais promissora para aplicações automotivas, em particular no Brasil, devido à disponibilidade do combustível. Neste projeto, buscamos desenvolver uma tecnologia escalável de produção de placas bipolares leves, que geralmente estão entre os componentes mais pesados e volumosos em módulos de célula a combustível poliméricos. Neste projeto produzimos placas bipolares de nanocompósitos poliméricos condutivos por manufatura aditiva (impressão 3D) e as testamos em células a combustível de etanol direto. Nanocompósitos poliméricos condutivos leves podem ser produzidos pela adição de nanopartículas de carbono em uma matriz polimérica. A manufatura aditiva é uma importante aliada na produção de peças de células a combustível, já que podem ter seu design ajustado e otimizado de maneira iterativa.
Trabalho completo:
Direct ethanol fuel cells are becoming a promising alternative to their hydrogen counterparts, overcoming the challenges of H2 storage and distribution. Ethanol has many advantages, but, in practice, its direct oxidation in a fuel cell is still a slower and more complex reaction when compared to hydrogen, reducing the system
Palavras-chave: -,
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DOI: 10.5151/simea2024-PAP58
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Como citar:
SILVA, L. M. G.; Chalegra, T. S.; VIANA, T. N.; MENDES FILHO, A. A.; VIDOTTI, S. E.; UEHARA, S.; ROVAI, F. F.; GUILHERME, R. T. G.; CARASTAN, D. J.; "Produção de componentes de células a combustível por impressão 3D para aplicações automotivas", p. 291-296 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2024-PAP58
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