Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Produção de novos significados na sociedade do cansaço: o ensino de design gráfico à luz dos questionamentos de Byung-Chul Han

Production of new meanings in the society of tiredness: information design teaching in light of Byung-Chul Han’s questions

Alencar, Ana Dias de ; Carvalho, Ricardo Artur Pereira ;

Full Paper:

"Este artigo pretende instigar reflexões acerca do ensino de design da informação na atualidade, tendocomo principal referencial teórico os questionamentos expostos pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han.Abordando o esgotamento da sociedade do século XXI, bem como a temporalidade do processo decriação digital ao qual os alunos e alunas estão submetidos, este trabalho tece conexões entre as ideiasde Han e de teóricos do campo do design — ou próximos a ele —, a fim de se pensar o estímulo aoequilíbrio entre as habilidades técnicas e o pensamento visual destes estudantes. Nesse sentido, apontatambém para a necessidade de se reconsiderar os processos pedagógicos e avaliativos, enraizados nasnoções de desempenho, urgência, controle e rigidez, com o intuito de conduzir a outras relações deensino-aprendizagem e possibilitar — através da priorização da subjetividade, da observação minuciosada informação e da criação lenta — a produção de novas mensagens e significados."

Full Paper:

"This article intends to instigate reflections about the teaching of information design today, having as maintheoretical reference the questions raised by the South Korean philosopher Byung-Chul Han. Addressingthe exhaustion of 21st century society, as well as the temporality of the digital creation process to whichstudents are subjected, this work weaves connections between the ideas of Han and theorists in the fieldof design — or close to him —, in order to think about stimulating the balance between the technical skillsand the visual thinking of these students in pedagogical practices. In this sense, it also points to the needto reconsider the pedagogical and evaluative processes, rooted in the notions of performance, urgency,control and rigidity, in order to lead to other teaching-learning relationships and to enable — through theprioritization of subjectivity, of minute observation of information and slow creation — the production ofnew messages and meanings."

Palavras-chave: ensino de design, pensamento visual, sociedade do cansaço, contemporaneidade,

Palavras-chave: design education, visual thinking, society of tiredness, contemporaneity,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-031-355559-CIDI-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Correia, M. (2009). A comunicação de dados estatísticos por intermédio de infográficos: uma
  • [2] abordagem ergonômica. Dissertação (Mestrado em Design). Pontifícia Universidade
  • [3] Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio.
  • [4] Han, B-C. (2019). Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes.
  • [5] Jacobson, R. (2000). Information design. Cambridge: The MIT Press.
  • [6] Lipton, R. (2007). The pratical guide to information design. New Jersey: John Wiley & Sons.
  • [7] Lupi, Giorgia. (2017). Data humanism, the revolution will be visualized.
  • [8] http://giorgialupi.com/data-humanism-my-manifesto-for-a-new-data-wold/
  • [9] Lupton, E., & Phillips, J. C. (2008). Novos fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify.
  • [10] Poynor, R. (2010). Abaixo as regras: design gráfico e pós-modernismo. Porto Alegre: Bookman.
  • [11] Schön, D. (2000) Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a
  • [12] aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.
  • [13] Sennet, R. (2009). O Artífice. Rio de Janeiro: Record.
  • [14] Wildbur, P., & Burke, M. (1998). Infográfica. Soluciones innovadoras en el diseño
  • [15] contemporáneo. Barcelona: Gustavo Gili."
Como citar:

Alencar, Ana Dias de ; Carvalho, Ricardo Artur Pereira ; "Produção de novos significados na sociedade do cansaço: o ensino de design gráfico à luz dos questionamentos de Byung-Chul Han", p. 407-414 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-031-355559-CIDI-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações