Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Oral - Open Access.

Idioma principal

PROFICIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÕES DE ALUNOS E COORDENADORES DE CURSOS DE ENGENHARIA QUÍMICA DE MINAS GERAIS

LIMA, C ; PEDERZOLI, W ; SILVA, P ; MARTINS, I ; NASCIMENTO, G ; , ;

Oral:

Esta pesquisa avaliou percepções de alunos e coordenadores de cursos de engenharia química de Minas Gerais sobre a proficiência em Desenvolvimento Sustentável cujos resultados revelaram lacunas de conhecimento em legislação ambiental, ferramentas e tecnologias para prática profissional, propiciando reflexões e considerações que podem levar a maior compreensão da emergência do saber ambiental na formação de engenheiros químicos.

Oral:

Palavras-chave: COORDENADORES,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cobeq2018-CO.197

Referências bibliográficas
  • [1] ABENGE; MEI/CNI. Inovação na educação em engenharia - Proposta de diretrizes para o curso de engenharia
  • [2] – Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE Disponível em:
  • [3]
  • [4] AZAPAGIC,A; Perdan,S; Shallcross. How much do engineering students know about sustainable development?
  • [5] The findings of an international survey and possible implications for the engineering curriculum, European
  • [6] Journal of Engineering Education, v.30,n.1, 1-19, 2005. DOI: 10.1080/03043790512331313804
  • [7] BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo. Edições 70, LDA, 2011
  • [8] BRUNDTLAND, G. H. (Org.). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1987.
  • [9] GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4 ed. 10. Reimpre. São Paulo: Atlas S.A, 2007.176p.
  • [10] MEADOWS, D. et al. Os limites do crescimento. São Paulo: Perspectiva, 1972.
  • [11] NASCIMENTO, E. P. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos
  • [12] avançados. v.26, n.74, 2012
  • [13] PEDERZOLI, W. J. A Ambientalização do Ensino nas Universidades: Análise a partir da Abordagem Ambiental
  • [14] nos Cursos de Engenharia Química de Minas Gerais. 2017.148f. (Tese) Doutorado em Educação – Universidade
  • [15] de Franca – UNIFRAN, Franca, 2017.
Como citar:

LIMA, C; PEDERZOLI, W; SILVA, P; MARTINS, I; NASCIMENTO, G; , ; "PROFICIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÕES DE ALUNOS E COORDENADORES DE CURSOS DE ENGENHARIA QUÍMICA DE MINAS GERAIS", p. 4859-4862 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-CO.197

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações