Outubro 2024 vol. 9 num. 1 - 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil
Psicologia - Open Access.
PROGRAMA DE EXERCICIOS COM REALIDADE VIRTUAL: IMPACTO NA ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES OBESOS
PROGRAMA DE EXERCICIOS COM REALIDADE VIRTUAL: IMPACTO NA ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES OBESOS
Benetti, Fernanda Antico ; Silva, Sabrina Cruz da ; Hirata, Alexandre Massashi ; Paiva, Laércio da Silva ; Reato, Lígia De Fátima Nóbrega ; Drummond, Juliana Kessar Cordoni ;
Psicologia:
Os adolescentes, imersos em um ambiente digital em constante mudança, precisam de orientação adequada para um uso responsável da tecnologia. Com o aumento da obesidade, os benefícios dos jogos chamados "Exergaming" ou "Gameterapia" têm sido discutidos como uma forma de aumentar o gasto calórico em adolescentes sedentários. Este estudo avaliou sintomas de ansiedade e depressão e a condição física de adolescentes obesos antes e depois de um programa de exercícios com realidade virtual. Ao longo de 6 meses, os adolescentes participaram de sessões semanais de uma hora de exercícios com realidade virtual, utilizando consoles Wii e XBOX, complementadas por alongamentos. Os sintomas ansiosos e depressivos foram avaliados através do Inventário Beck de Depressão (BDI), Inventário Beck de Ansiedade (BAI) e o seguimento do Índice de Massa Corpórea (IMC). Os resultados indicaram que, embora não tenha havido mudanças estatisticamente significativas no BDI, BAI e IMC, os adolescentes experimentaram um ambiente de socialização e fortalecimento pessoal. Conclui-se que apesar da Gameterapia ter proporcionado um ambiente lúdico que favoreceu a participação dos adolescentes, a combinação com outras estratégias terapêuticas e o aumento da quantidade de sessões pode ser fundamental para um acompanhamento mais eficaz e melhores resultados.
Psicologia:
Os adolescentes, imersos em um ambiente digital em constante mudança, precisam de orientação adequada para um uso responsável da tecnologia. Com o aumento da obesidade, os benefícios dos jogos chamados "Exergaming" ou "Gameterapia" têm sido discutidos como uma forma de aumentar o gasto calórico em adolescentes sedentários. Este estudo avaliou sintomas de ansiedade e depressão e a condição física de adolescentes obesos antes e depois de um programa de exercícios com realidade virtual. Ao longo de 6 meses, os adolescentes participaram de sessões semanais de uma hora de exercícios com realidade virtual, utilizando consoles Wii e XBOX, complementadas por alongamentos. Os sintomas ansiosos e depressivos foram avaliados através do Inventário Beck de Depressão (BDI), Inventário Beck de Ansiedade (BAI) e o seguimento do Índice de Massa Corpórea (IMC). Os resultados indicaram que, embora não tenha havido mudanças estatisticamente significativas no BDI, BAI e IMC, os adolescentes experimentaram um ambiente de socialização e fortalecimento pessoal. Conclui-se que apesar da Gameterapia ter proporcionado um ambiente lúdico que favoreceu a participação dos adolescentes, a combinação com outras estratégias terapêuticas e o aumento da quantidade de sessões pode ser fundamental para um acompanhamento mais eficaz e melhores resultados.
Palavras-chave: Gameterapia, Exergames, Ansiedade, Depressão, Adolescentes, Obesidade,
Palavras-chave: Gameterapia, Exergames, Ansiedade, Depressão, Adolescentes, Obesidade,
DOI: 10.5151/sabara2024-3018
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- [54] 790X2010000100015. Acesso em: 5 jul. 2024."
Como citar:
Benetti, Fernanda Antico; Silva, Sabrina Cruz da; Hirata, Alexandre Massashi; Paiva, Laércio da Silva; Reato, Lígia De Fátima Nóbrega; Drummond, Juliana Kessar Cordoni; "PROGRAMA DE EXERCICIOS COM REALIDADE VIRTUAL: IMPACTO NA ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES OBESOS", p. 151 . In: Anais do 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/sabara2024-3018
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