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Projetando para o daltonismo: o design instrucional como ferramenta para a construção de interfaces digitais mais inclusivas

Projecting for Color Blindness: instructional design as a tool to construct more inclusive digital interfaces

Freitas, Gabrielle Gonçalves de ; Serrate, Jéssica Santos ; Ferreira, Laís de Souza Dias ; Raskin, Stefany Sivia Friedlander ; Real, Victor Kraide Corte ;

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O daltonismo — anomalia visual caracterizada pela dificuldade de distinção entre determinadas cores —, embora possa ser um fator que comprometa a compreensão parcial ou total de uma peça visual, não é amplamente abordado durante o desenvolvimento de projetos em design. Considerando que grande parte das informações captadas pelo ser humano provém da visão e que muitas peças gráficas dependem da relação entre cores para evidenciar seus aspectos fundamentais, a existência de um ruído na comunicação com o público daltônico é praticamente certeira. O presente artigo se baseia nos princípios do Design Universal para evidenciar a necessidade de se desenvolver projetos considerando as limitações de possíveis usuários com discromatopsia, visando reconhecer e atender suas necessidades para que a comunicação aconteça de forma apropriada para todos os tipos de público.

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Color Blindness — a visual anomaly characterized by the difficulty in distinguishing certain colors —, while a factor that may compromise partial or total understanding of a graphic design, isn’t widely covered in project design. Considering that a large part of the information captured by human being comes from our vision, and that many graphic pieces depend on the relationships between colors to highlight their own fundamental aspects, issues in communication with a colorblind audience is practically a given. This article uses the principles of Universal Design to highlight the need of considering the limitations of possible users with dyschromatopsia during the design process, aiming to recognize and meet their needs, so that communication can happen in an appropriate way for all kinds of people.

Palavras-chave: daltonismo, comunicação visual, design universal, design instrucional,

Palavras-chave: color blindness, visual communication, universal design, instructional design,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-081-352993-CIDI-Sociedade.pdf

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Como citar:

Freitas, Gabrielle Gonçalves de; Serrate, Jéssica Santos ; Ferreira, Laís de Souza Dias ; Raskin, Stefany Sivia Friedlander ; Real, Victor Kraide Corte ; "Projetando para o daltonismo: o design instrucional como ferramenta para a construção de interfaces digitais mais inclusivas", p. 1045-1062 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-081-352993-CIDI-Sociedade.pdf

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