Outubro 2020 vol. 8 num. 1 - VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
Artigo completo - Open Access.
Projetando paraciclos: uso de metodologia centrada no usuário como suporte para um processo de projeto colaborativo
Design bike racks: use of user-centered methodology as support for a collaborative design process
Batista, Diogo Gomes Pereira ; Oliveira, Bárbara Laís Felipe de ; Marinho, Erika Ferreira ; Costa, Angelina Dias Leão ;
Artigo completo:
A bicicleta é um veículo que gera uma série benefícios socioambientais e econômicos para a sociedade. O desenvolvimento de estruturas cicloviárias de qualidade serve como fomento e valorização do uso da bicicleta pela população, propagando assim os seus benefícios. Para tanto, é essencial um processo projetual que leve em consideração o usuário, através do uso de instrumentos colaborativos que promovam essa abordagem. O objetivo do artigo é apresentar a experiência de aplicação de uma metodologia de design centrado no usuário, com ênfase no processo de inspiração para concepção de um produto. Para tanto, a metodologia tem como referência o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos - GODP (MERINO, 2016), com procedimentos que partem de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática definida processos projetuais participativos e a concepção de paraciclos. Isso levou a geração de debates realizados a partir de uma disciplina de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa-PB, onde ambientou-se a pesquisa de campo e aproximação com a comunidade universitária de ciclistas. Desse modo, foram desenvolvidas as etapas de geração de informações, prospecção e levantamento de dados, presentes na fase de “Inspiração” do GODP, considerando a temática de paraciclos. Os resultados apresentam um diagnóstico potencialidades, problemáticas e mapeamento da situação existente de paraciclos na UFPB, bem como, considerações a partir dos ciclistas como suporte para a concepção de paraciclos para o local.
Artigo completo:
The bicycle is a vehicle that generates a series of socio-environmental and economic benefits for society. The development of quality bicycle structures serves to promote and enhance the use of bicycles by the population, thus spreading its benefits. For this, a design process that considers the user with collaborative instruments that promote this approach is essential. The objective of the article is to present the experience of applying a user-centered design methodology, with an emphasis on the process of inspiration to designing a product. For this purpose, the methodology is based on the Guidance for Project Development - GODP (MERINO, 2016), with procedures that start from bibliographic research on the theme defined participatory design processes and the design of bike racks. The generation of debates held based on a Post-Graduation course at the Federal University of Paraíba in João Pessoa-PB, where the field research and approximation with the university community of cyclists took place. In this way, the stages of information generation, prospecting, and data collection, present in the “Inspiration” phase of GODP, were developed, considering the theme of bike racks. The results present a diagnosis of the potentialities, problems, and mapping the existing situation of bike racks at UFPB, as well as considerations from cyclists as support for the design of bike racks for the place.
Palavras-chave: ciclista, paraciclo, bicicleta, metodologia de projeto, campus universitário,
Palavras-chave: cyclist, bike racks, bicycle, design methodology, university campus,
DOI: 10.5151/eneac2020-12
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Batista, Diogo Gomes Pereira; Oliveira, Bárbara Laís Felipe de; Marinho, Erika Ferreira; Costa, Angelina Dias Leão; "Projetando paraciclos: uso de metodologia centrada no usuário como suporte para um processo de projeto colaborativo ", p. 75-83 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2020-12
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações