ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

PROJETO ARQUITETÔNICO DE ADEQUAÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE DA CENTRAL ACADÊMICA PAULO FREIRE (UEPB): UM ESTUDO DE CASO

PROJETO ARQUITETÔNICO DE ADEQUAÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE DA CENTRAL ACADÊMICA PAULO FREIRE (UEPB): UM ESTUDO DE CASO

MEDEIROS, Helen M. Palmeira ; OLIVEIRA, Alindembergue de Araújo ;

ARTIGO COMPLETO:

"Neste artigo, pretendemos trazer o debate em torno das complexidades e dificuldades para implementação das adequações de acessibilidade em recintos universitários públicos brasileiros. Uma vez que há muitos e diferentes atores sociais que interferem na arquitetura universitária, partimos da compreensão de projeto como um processo participado. Para tanto, compartilhamos nossa experiência no processo que visa à adequação do edifício da Central Acadêmica Paulo Freire (CAPF), localizado no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. "

ARTIGO COMPLETO:

"In this article, we intend to bring the debate around the complexities and difficulties in implementing accessibility adjustments in Brazilian public university campuses. Since there are many different social actors that interfere in university architecture, we start from understanding design as a participated process. To this end, we share our experience in the process that aims to adapt the Paulo Freire Academic Center (CAPF) building, located on Campus I of the Universidade Estadual da Paraíba, in Campina Grande."

Palavras-chave: Acessibilidade; arquitetura universitária; projeto,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2024-824313

Referências bibliográficas
  • [1] "ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Adequação das edificações e do mobiliário urbano à pessoa deficiente. Rio de Janeiro, 1985.
  • [2] ______. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.
  • [3] ______. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020.
  • [4] ______. NBR 16537: Acessibilidade - Sinalização tátil no piso – Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. Rio de Janeiro, 2018.
  • [5] ______. NBR 16537: Acessibilidade - Sinalização tátil no piso – Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. Rio de Janeiro, 2024.
  • [6] BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Tradução Oficial/Brasil. Online. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE, 2007. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192>. Acesso: 14 abr 2024.
  • [7] GUGGENHEIM, Michael. Im/Mutable Im/Mobiles. From the Socio-Materiality of Cities towards a Differential Cosmopolitics. In: BLOK, A. FARIAS, I. (ed.). Urban Cosmopolitics. Agencements, Assemblies, Atmosphere. London: Routledge, 2016. p.63-81.
  • [8] MEDEIROS, Helen Maria Palmeira. Urbanidade: digressões entre universidade e cidade. Um estudo de caso dos espaços de fronteira do Campus de Santiago da Universidade de Aveiro, Portugal. Tese (Doutorado em Regime de Cotutela Internacional em Arquitetura, Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto; Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2023. 367p.
  • [9] RIBEIRO, Felipe Gomes. Acessibilidade em espaço universitário: barreiras arquitetônicas e ambientais no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana. Dissertação (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2014. 84p.
  • [10] SOUZA, Gabriel Costa Barreira de. CAMELO, Paulo Damaglio. SOUZA, Rogério Carvalho de. Implantação de Acessibilidade em Ambiente Universitário. In: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 01, Vol. 01, pp. 104-129. Janeiro de 2022. Disponível em: . Acesso: 14 abr 2024.
  • [11] SOUZA, Soraia Carvalho de. SILVA, Antonia Livaneide da. A acessibilidade de um campus universitário na Paraíba. In: Revista Educação Inclusiva. Edição Contínua. Vol. 7, nº 2. 2022. Online. Disponível em: < https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1525/1223> Acesso: 14 abr 2024.
  • [12] TILL, Jeremy. Architecture Depends. Cambridge: MIT Press, 2009.
  • [13] UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação – 1998. Online. Paris, 9 de outubro de 1998. Disponível em: . Acesso: 03 dez 2019.
  • [14] VITAL, Flávia Maria de Paiva. QUEIROZ, Marco Antônio de. Acessibilidade. In: RESENDE, Ana Paula Crosara. VITAL, Flavia Maria de Paiva (coord.). A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. p.44-48. Online. Disponível em:. Acesso: 14 abr 2024.
  • [15] YANEVA, Albena. Mapping controversies in architecture. Farnham/Burlington: Ashgate, 2012."
Como citar:

MEDEIROS, Helen M. Palmeira; OLIVEIRA, Alindembergue de Araújo ; "PROJETO ARQUITETÔNICO DE ADEQUAÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE DA CENTRAL ACADÊMICA PAULO FREIRE (UEPB): UM ESTUDO DE CASO", p. 593-604 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-824313

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações