Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Promovendo a colaboração interdisciplinar em projetos de pesquisa e extensão através do SIGA/UFPR

Promoting interdisciplinary collaboration in research and extension projects through SIGA/UFPR

Padovani, Stephania ; Chinen, Letícia Gondo ;

Short Paper:

"É cada vez mais necessário tornar o ensino superior mais interdisciplinar. A fim de construir uma soluçãopara promover a interdisciplinaridade dentro dos cursos de graduação da UFPR, pode-se fazer uso dasferramentas digitais que a instituição já possui. Dentre elas, destaca-se seu Sistema de GestãoAcadêmica, o SIGA/UFPR. Este projeto buscou elaborar requisitos para o desenvolvimento de uma novafuncionalidade dentro do SIGA/UFPR com o objetivo de facilitar a formação de parcerias interdisciplinaresem projetos de pesquisa e extensão, com base no framework de Garrett (2011)."

Short Paper:

"It has become increasingly necessary to bring interdisciplinarity into higher education. In order to build asolution that promotes interdisciplinarity in the graduation courses offered by UFPR, it is possible to useexisting digital tools owned by the institution. Amongst them, its Academic Management System,SIGA/UFPR, stands out. This project aimed to elaborate requirements for the development of a newfunctionality inside SIGA/UFPR with the objective of facilitating the formation of interdisciplinarpartnerships for research and extension projects, based on the framework created by Garrett (2011)."

Palavras-chave: interdisciplinaridade, sistemas de gestão acadêmica (SGAs), interação humano-computador (IHC),

Palavras-chave: interdisciplinarity, academic management systems (AMS), human-computer interaction (HCI),

DOI: 10.5151/cidicongic2021-151-353207-CONGIC-Tecnologia_ac.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Barroca Filho, I.; Aquino Jr, G. S.; & Rosa, J. G. S. (2013). SIGAA Mobile: O caso de sucesso
  • [2] da ferramenta de gestão acadêmica na era da computação móvel. Anais do XXIV Simpósio
  • [3] Brasileiro de Informática na Educação., 24, 92-102.
  • [4] Carvalho, R. S. Sistemas de Gestão da Aprendizagem e Sistemas de Gestão Acadêmica:
  • [5] Avaliados pela Ótica do Docente [Dissertação de mestrado]. Departamento de Ciência da
  • [6] Computação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.
  • [7] Garrett, J. S. (2011). The Elements of User Experience: User-centered design for the web and
  • [8] beyond. Berkeley: New Riders.
  • [9] International Organization for Standardization (2010). ISO 9241-210: Ergonomics of human-
  • [10] system interaction - Part 210: Human-centered design for interactive systems. Geneva: ISO
  • [11] Copyright Office.
  • [12] Lima, R. R.; & Luft, M. C. M. S. (2020). Sistema Integrado de Gestão (SIG): análise da
  • [13] percepção dos docentes e gestores dos cursos do centro de ciências sociais aplicadas da
  • [14] Universidade Federal de Sergipe. Anais do 3o Congresso de Gestão, Negócios e Tecnologia
  • [15] da Informação – CONGENTI, 3, 1-16.
  • [16] Nielsen, J. (1993). Usability Engineering. Cambridge: Ap Professional.
  • [17] Norman, D. A. (2013). The Design of Everyday Things. Nova York: Basic Books.
  • [18] Oliveira, E. S.; Freitas, T. C.; Sousa, M. R.; Mendes, N. C. S. G. M; Almeida, T. T.; Dias, L. C.;
  • [19] Ferreira, A. L. M.; & Ferreira, A. P. M. (2020). A educação a distância (EaD) e os novos
  • [20] caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela covid-19. Brazilian Journal Of
  • [21] Development, 6(7), 52860-52867. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n7-799.
  • [22] S. Padovani & L. G. Chinen | Promovendo a colaboração interdisciplinar em
  • [23] projetos de pesquisa e extensão através do SIGA/UFPR 1860
  • [24] Petterson, R. (2012). It Depends: principles and guidelines. Tullinge: Iiid Public Library.
  • [25] Philippi Jr., A.; Silva Neto, A. J. (2011). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação.
  • [26] São Paulo: Manole.
  • [27] Silva, J. A.; & Jesus, A. M. (2017). Avaliação de Interação de um Sistema de Gestão
  • [28] Acadêmica: Um Estudo de Caso. Anais do Computer on the Beach, 8, 386-395.
  • [29] Souza, M. N. A.; & Monteiro, A. J. (2015). Os docentes da Universidade Federal do Ceará e a
  • [30] utilização de alguns dos recursos do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas
  • [31] (SIGAA). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23(88), 611-630.
  • [32] http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362015000300004
  • [33] Universidade Federal do Paraná. (n.d.) Portal SIGA/UFPR. Disponível em
  • [34] https://siga.ufpr.br/portal/"
Como citar:

Padovani, Stephania ; Chinen, Letícia Gondo; "Promovendo a colaboração interdisciplinar em projetos de pesquisa e extensão através do SIGA/UFPR", p. 1850-1857 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-151-353207-CONGIC-Tecnologia_ac.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações