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PROPOSIÇÃO DE UM MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES DE POLUENTES COM O USO DE TRANSMISSÃO CONTINUAMENTE VARIÁVEL EM AUTOMÓVEIS DE PASSEIO

PROPOSING A METHOD FOR ASSESSING FUEL CONSUMPTION AND POLLUTANTS EMISSIONS WITH THE USE OF CONTINUOUSLY VARIABLE TRANSMISSION IN TOWN CARS

Serfert Junior, Leonardo ; Muraria, Thiago B. ; Guarieiro, Lilian Lefol Nani ;

Original Article:

O Século XXI traz inúmeros desafios socias, econômicos, ambientais e tecnológicos para a humanidade e, para enfrentá-los, foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através da Organização das Nações Unidas (ONU). A indústria automobilística, que é parte do setor privado, tem como meta alcançá-los. Neste contexto, este projeto de dissertação tem como objetivo realizar uma avaliação do consumo e emissões de poluentes ao ser utilizado uma transmissão automática do tipo CVT (Continuous Variable Transmission) em relação a transmissão automática do tipo “Planetária”. Este estudo terá como base as tabelas de Consumo / Eficiência Energética de Veículos Automotores Leves, publicadas anualmente pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e cujos dados serão tratados e avaliados utilizando o Software Quik Sense. Assim, o trabalho visa avaliar estatisticamente as vantagens de veículos com transmissão automática do tipo CVT em relação ao consumo de combustível, eficiência energética e emissões, em mercados como o brasileiro, onde estes veículos utilizam como combustível o Etanol ou mistura de gasolina com até 27% de Etanol. Essa pesquisa pode contribuir para os estudos da áreas de controle de emissões e homologação, beneficiando a indústria automotiva em geral, órgãos governamentais, o meio ambiente, a economia e a sociedade e contribuindo para o alcance dos ODS da ONU.

Original Article:

The 21st century brings countless social, economic, environmental, and technological challenges to humanity and, to face them, the United Nations (UN) created the Sustainable Development Goals (SDGs). The auto industry, which is part of the private sector, aims to reach them. In this context, this study aims to evaluate the consumption and emissions of pollutants by using an automatic transmission of the CVT (Continuously Variable Transmission) type concerning the automatic transmission of the "Planetary" type. This study will based on the Consumption/Energy Efficiency tables, published annually by INMETRO (National Institute of Metrology, Quality, and Technology) and whose data will be processed and evaluated using the Quik Sense Software. Thus, the work aims to appraise the advantages of vehicles with automatic transmission of the CVT type about fuel consumption, energy efficiency and emissions, in markets such as Brazil, where these vehicles use ethanol or a mixture of gasoline with up to 27 as fuel % Ethanol. This research can contribute to studies of emission control and approval, benefiting the automotive industry in general, government agencies, the environment, the economy, and society, contributing to the UN's SDGs achievement.

Palavras-chave: Emissões, Consumo, CVT, Transmissão por Planetárias, Eficiência Energética, Desenvolvimento Sustentável,

Palavras-chave: Emissions, Consumption, CVT, Transmission by Planetary, Energy Efficiency, Sustainable Development,

DOI: 10.5151/siintec2021-208769

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Como citar:

Serfert Junior, Leonardo; Muraria, Thiago B.; Guarieiro, Lilian Lefol Nani; "PROPOSIÇÃO DE UM MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES DE POLUENTES COM O USO DE TRANSMISSÃO CONTINUAMENTE VARIÁVEL EM AUTOMÓVEIS DE PASSEIO", p. 487-495 . In: VII International Symposium on Innovation and Technology. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/siintec2021-208769

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