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PROPOSTA DE CENÁRIO GAMIFICADO PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

SCENARIO GAMIFICATED PROPOSED TO THE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT

Bissolotti, M.Sc. Katielen ; Pereira, Ph.D Alice Theresinha Cybis ;

Artigo Completo:

Através dos games, os usuários passam horas executando tarefas que exigem concentração e dedicação. E com aajuda dos elementos de games, os jogadores permitem escapar para uma realidade alternativa. Tratar essas questõesnum ambiente voltado à aprendizagem pode transformar e enriquecer a experiência do usuário. Para isso, exporestruturas que visem um sistema gamificado eficiente, através da correta inserção dos elementos de games nasinterfaces educativas vem a contribuir. Dessa forma, este artigo apresenta uma proposta de um protótipo de baixafidelidade de um ambiente virtual de aprendizagem com os elementos de gamificação, contribuindo noaprimoramento dos processos utilizados no desenvolvimento de hipermídias, recomendando etapas de projetoatravés da inserção desses elementos. Como resultado, foi possível identificar a necessidade de implementarestratégias que completam a inserção dos elementos e que permitirá contornar obstáculos futuros no desenvolvimento de ambientes de aprendizagem.

Artigo Completo:

Through games, users spend hours performing tasks that require concentration and dedication. And with the help ofthe elements of games, players allow escape into an alternate reality. Addressing these issues in a learningenvironment can transform and enrich the user experience. To do this, exposing structures that aim at an efficientgamified system, through the correct insertion of the elements of games in the educational interfaces comes tocontribute. In this way, this article presents a proposal of a low fidelity prototype of a virtual learning environmentwith the elements of gamification, contributing in the improvement of the processes used in the development ofhypermedia, recommending design steps through the insertion of these elements. As a result, it was possible toidentify the need to implement strategies that complete the insertion of the elements and that will allow to overcomefuture obstacles in the development of learning environments.

Palavras-chave: gamificação, protótipo, ambiente virtual de aprendizagem,

Palavras-chave: gamification, prototype, virtual learning environments,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0005

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Como citar:

Bissolotti, M.Sc. Katielen; Pereira, Ph.D Alice Theresinha Cybis; "PROPOSTA DE CENÁRIO GAMIFICADO PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM", p. 42-50 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0005

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