CONGIC - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proposta de instrumentos de coleta de dados para análise da representação das mulheres em anúncios publicitários

Proposal for data collection instruments to analyze the representation of women in advertisements

Brito, Júlia Ramos ; Fonseca, Letícia Pedruzzi ;

CONGIC:

O objetivo deste artigo é apresentar propostas de instrumentos de coleta de dados para análise da representação das mulheres nos anúncios publicitários de artefatos gráficos, contribuindo com a memória e a história do Design capixaba. Para tanto, criou-se uma ficha de coleta de dados e uma planilha de catálogo dos anúncios repetidos, a fim de agilizar a coleta e viabilizar uma análise sistemática que visa compreender como a mulher foi representada nas imagens e quais foram os recursos visuais e gráficos utilizados". Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica para propor as variáveis adequadas para a ficha, bem como a realização de testes para validá-la. Ao todo 3248 anúncios foram analisados no âmbito da pesquisa que demandou a criação desses instrumentos e demonstraram a eficácia da proposta. Conclui-se que as variáveis eram pertinentes ao tipo de peça gráfica e recorte temático, que a organização das informações e o formato digital da ficha, junto ao catálogo de anúncios, possibilitaram a coleta sistematizada dos dados e agilizaram o processo. Além disso, a tabulação automática dos dados permitiu o tratamento estatístico dos resultados. Os instrumentos de coleta de dados apresentados podem servir de base e auxiliar outras pesquisas.

CONGIC:

The objective of this article is to present proposals for data collection instruments to analyze the representation of women in advertisements for old graphic artifacts, portraying the memory and history of Design in Espírito Santo. To this end, a data collection form and a catalog spreadsheet of repeated advertisements were created, in order to speed up the collection and enable a systematic analysis that aims to understand how the woman was represented in the images and what were the visual resources and graphics. used". For this, a bibliographical research was carried out to propose the appropriate variables for the form, as well as tests to validate it. In all, 3248 advertisements were analyzed in the context of the research that required the creation of these instruments and demonstrated their effectiveness. It is concluded that the variables were relevant to the type of graphic piece and thematic cut, that the organization of information and the digital format of the form, together with the catalog of advertisements, enabled the systematic collection of data and streamlined the process. In addition, the automatic tabulation of the data allowed the statistical treatment of the results. The presented data collection instruments can serve as a basis and help other researches.

Palavras-chave: instrumentos de coleta de dados, anúncios publicitários, representação da mulher,

Palavras-chave: data collection instruments, advertisements, representation of women,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-124_647145

Referências bibliográficas
  • [1] Azerêdo, J. S., & Fonseca, L. P. (2019). Representação da mulher nos anúncios das revistas Chanaan e Vida Capichaba na década de 1930. Blucher Design Proceedings.
  • [2] Buitoni, D. H. S. (2009). Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. ed. São Paulo: Summus Editorial.
  • [3] Finizola, F. (2010). Tipografia vernacular urbana: uma análise dos letreiramentos populares. São Paulo: Blucher.
  • [4] Fonseca, L. P., Campos, A. P., & Gomes, D. D. (2016). Conjunto Metodológico para Pesquisa em História do Design a partir de Materiais Impressos | Methodological Procedures for Design History Research from the analysis of printed materials. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 13(2), 143–161. https://doi.org/10.51358/id.v13i2.481
  • [5] Fonseca, L.P. (Org.). (2022). Produção e publicação de revistas capixabas: inventário dos acervos públicos da região metropolitana de Vitória, 1912-2019. Vitória, ES: Edufes.
  • [6] Horn, R. (1999). Information design: emergence of a new profession. In: Jacobson, Robert (org.). Information Design, pp.16-17. Cambridge: MIT Press.
  • [7] Lima, R. O. da C. (2009). Análise da infografia jornalística. ESDI/UERJ.
  • [8] Moreira, L. A., & Fonseca, L. P. (2018). Proposta de ficha de coleta de dados para análise de acervos de imagens. Blucher Design Proceedings.
Como citar:

Brito, Júlia Ramos; Fonseca, Letícia Pedruzzi; "Proposta de instrumentos de coleta de dados para análise da representação das mulheres em anúncios publicitários", p. 1786-1796 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-124_647145

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações