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Proposta de Metodologia para Cálculo de Emissões do Poço à Roda CO2e no Brasil

Proposed Methodology to Calculate Flex Fuel Vehicle Well to Wheel CO2e in Brazil

OLIVEIRA, O. M. S. D. ; CIFONI, F. ; GUILHERME, R. T. G. ;

Trabalho completo:

Segundo a EPE, 47,4% de toda a oferta energética brasileira provém de fontes renováveis. O etanol hidratado desempenha papel fundamental no setor de transportes, principalmente para veículos de passeio equipados com motores do ciclo Otto. Apesar da relevância dos biocombustíveis do ponto de vista ambiental, não há vendas de veículos a etanol puro no Brasil. Atualmente, o uso do etanol ocorre em veículos equipados com tecnologia ‘flex fuel’ que aceitam ambos os combustíveis (etanol ou gasolina) e representam cerca de 83% das vendas de veículos no Brasil. Como resultado, ambos os combustíveis podem propelir o veículo quase ao mesmo custo, mas com diferentes resultados de emissões de gases do efeito estufa (CO2e). As emissões dos veículos flex fuel são proporcionais à eficiência energética do veículo, ao mix de vendas de combustíveis e à intensidade de carbono desses combustíveis. A eficiência energética do veículo é um valor público e depende dos parâmetros de projeto do modelo. Embora a proporção de vendas de etanol e gasolina no Brasil seja conhecida pela ANP, o uso de etanol e gasolina especificamente nos carros flex fuel é desconhecido e, portanto, a intensidade média de carbono da frota flex fuel. Este artigo propõe uma metodologia para determinar tais valores.

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According to EPE (Energy Research Office), 47.4% of the whole Brazilian energy supply comes from renewable energy sources. Hydrated ethanol plays a key role in the transport sector, mainly for passenger vehicles equipped with Otto engines. In spite of the biofuel relevance from an environmental perspective, there are not a pure ethanol vehicle sales in Brazil. Currently, ethanol usage occurs in vehicles equipped with ‘flex fuel’ technology that accept both fuels (ethanol or gasoline) in any proportion and represents about 83% of vehicle sales in Brazil. As result, both fuels can propel the vehicle at almost the same cost but with different greenhouse gas emission results (modeled as CO2e). Flex fuel vehicles well to wheel emissions are proportional to vehicle energy efficiency, fuel sales mix and carbon intensity of these fuels. Vehicle energy efficiency is a public value and depends on the model design parameters. Although the ratio of ethanol and gasoline sales in Brazil is known by the Brazilian National Petroleum Agency, the usage of ethanol and gasoline specifically on the flex fuel cars is unknow and so the average carbon intensity of the flex fuel fleet. This paper intends to propose a methodology to determine such values.

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP86

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Como citar:

OLIVEIRA, O. M. S. D.; CIFONI, F.; GUILHERME, R. T. G.; "Proposta de Metodologia para Cálculo de Emissões do Poço à Roda CO2e no Brasil", p. 469-472 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP86

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