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Proposta de metodologias para testes on-road de caminhões em circulação, para comparar diesel com 14% e 20% de biodiesel de óleo de soja.

Methodologies proposed for on-road tests of in circulation trucks, to compare the use of diesel with 14% and 20% biodiesel of soybean oil.

REHDER, H. ; REHDER, G. P. ; REHDER, C. P. ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

Quase dois milhões de caminhões circulam no Brasil. Considerando a introdução gradual no mercado de Diesel com maiores teores de óleo de soja, que será prescrito pelo governo, há necessidade de avaliar o real efeito do aumento do teor de óleo de soja nos caminhões circulantes. Neste trabalho, foram realizados ensaios na 1ª Etapa, com um caminhão 6x4 em estrada plana com reboque de arrasto. com freio eletromagnético. Foram realizados testes com dois níveis de óleo de soja e níveis de frenage em curta distância. Foram avaliadas as influências do teor de soja em relação ao comportamento dinâmico do tcomboio, desempenho, curvas de aceleração e consumo. Esta metodologia de ensaio permitiria também a avaliação das emissões. Na 2ª Etapa, foram realizados testes de 88 km de extensão em uma estrada com declives, subidas e descidas. C om base nisso, são sugeridos testes de longa extenção, com caminhões e reboques carregados, sem o reboque de arrasto e com as metodologias de testes com GPS. Se necessário, intervenções corretivas podem ser testadas sem o reboque de arrasto. Com este teste simplificado, será possível avaliação de frotas.

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ABSTRACT Almost two million trucks circulate in Brazil. Considering the gradual introduction in the market of Diesel with higher levels of soybean oil, that will be prescribed by the government, there is a need to evaluate the real effect of the increase in soybean oil content in the circulating trucks. In this work, tests were carried out in the 1stStage, with a 6x4 truck on a flat road with an electromagnetic brake towing trailer. Tests with two levels of soybean oil content and brake levels in short distance were performed. The influences of the soybean content in relation to the dynamic behavior of the train, performance, acceleration curves and consumption were evaluated. This testing methodology can also allow the assessment of emissions. In the 2nd Stage, tests of 88 km length were carried out on a road with up and down slopes. Based on those results, simulated long range tests included emissions are proposed,with loaded trucks and trailers, without the towing trailer and and with the GPS methodogies . If necessary, corrective interventions can be tested. With this simplified test, the evaluation of fleets will be possible.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP37

Referências bibliográficas
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Como citar:

REHDER, H.; REHDER, G. P.; REHDER, C. P.; "Proposta de metodologias para testes on-road de caminhões em circulação, para comparar diesel com 14% e 20% de biodiesel de óleo de soja.", p. 209-217 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP37

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