Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS

PROPOSAL FOR THE CREATION OF DIGITAL EDUCATIONAL GAMES

Jappur, Rafael Feyh ; Spanhol, Fernando José ;

Poster:

Os jogos educativos digitais têm o potencial de agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem deconteúdos em sala de aula. Contudo, os professores ou mediadores desse processo enfrentam dificuldadesem encontrar e utilizar bons jogos como ferramenta de aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho visaapresentar uma proposta pedagógica e lúdica para a criação de jogos educativos digitais, no intuitoacrescentar conhecimento aos desenvolvedores para que produzam bons jogos. Os procedimentosmetodológicos utilizados foram da pesquisa bibliográfica, composta por pesquisas exploratórias ebibliométricas. Com referência aos resultados desta pesquisa propõem-se, como proposta pedagógica, autilização da taxionomia de Bloom revisada e os critérios para aprendizagem mediada de Feuerstein; euso de quatro elementos para a proposta lúdica: mecânica, estética, história/narrativa, e tecnologia.

Poster:

Digital educational games have the potential to add value to the process of teaching and learning contentin the classroom. However, teachers or mediators in this process face difficulties in finding and usinggood games as a learning tool. In this sense, this paper aims to present a pedagogical and ludic proposalfor the creation of digital educational games, in order to increase the knowledge to the developers toproduce good games. The methodological procedures used were the bibliographical research, composedof exploratory and bibliometric researches. With reference to the results of this research, we propose, aspedagogical proposal, the use of the revised Bloom taxonomy and the criteria for Feuerstein's mediatedlearning; And the application of four elements for the ludic proposal: mechanics, aesthetics, history /narrative, and technology.

Palavras-chave: Jogos educativos digitais, processo de ensino e aprendizagem, propostas pedagógica e lúdica,

Palavras-chave: Digital educational games, teaching and learning process, pedagogical and ludic proposals,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0012

Referências bibliográficas
  • [1] ALEVEN, V. et al. Toward a framework for the analysis and design of educational games.
  • [2] In: IEEE - INTERNATIONAL CONFERENCE ON DIGITAL GAME AND INTELLIGENT TOY ENHANCED LEARNING. Proceedings, p. 69-76. 2010.
  • [3] BALASUBRAMANIAN, N.; WILSON, B. G. Games and simulations. In: SOCIETY FOR INFORMATION TECHNOLOGY AND TEACHER EDUCATION INTERNATIONAL CONFERENCE, 2006.
  • [4] Proceedings. v. 1, 2006. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2012.
  • [5] CAMPOS, M. C. R. M.; MACEDO, L. Desenvolvimento da função mediadora do professor em oficinas de jogos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo: v. 15, n° 2, p. 211-220. Jul/Dez., 2011.
  • [6] ECHEVERRÍA, A. et al. A framework for the design and integration of collaborative classroom games. Computers & Education, v. 57, p. 1127–1136, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2012.
  • [7] GOMES, C. M. A. Em busca de um modelo psico-educativo para a avaliação de softwares educacionais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2012.
  • [8] HUNICKE, R. et al. MDA: A formal approach to game design and ame research. In: FU, D.; HENKE, S.; ORKIN, J. (Eds.). Challenges in game artificial intelligence. Papers from the 2004 AAAI WORKSHOP TECHNICAL REPORT WS-04-04. Menlo Park, CA: The AAAI Press, p. 1-5, 2004.
  • [9] JAPPUR, Rafael F. Modelo conceitual para a criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2017.
  • [10] KIRRIEMUIR, J; MCFARLANE, A. Literature review in games and learning. Bristol: Futurelab, 2004. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2012.
  • [11] MAYER, Richard E. A taxonomy for computer-based assessment of problem solving. Computers in Human Behavior, v. 18, p. 623–632, 2002.
  • [12] MORENO-GER, P. et. al. Educational game design for online education. P. Computers in Human Behavior, v. 24, p. 2530–2540, 2008.
  • [13] PRENSKY, M. Digital game-based learning. McGraw-Hill, New York, 2001.
  • [14] SAVI, Rafael. Avaliação de jogos voltados para a disseminação do conhecimento. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2012.
  • [15] SCHELL, J. The art of game design: a book of lenses. Morgan Kaufmann. 2008.
  • [16] VILLALTA. M. et al. Design guidelines for classroom multiplayer presential games (CMPG). Computers & Education, v. 57, p. 2039–2053, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 de mar. de 2012.
Como citar:

Jappur, Rafael Feyh; Spanhol, Fernando José; "PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS", p. 107-112 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0012

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações