Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proposta para um novo produto digital para o jornal Zero Hora

Proposal for a new digital product for the newspaper Zero Hora

Monteiro, Henrique ; Perry, Gabriela ;

Artigo Completo:

Este trabalho é a primeira etapa de um projeto de conclusão de curso e consiste em uma pesquisa realizada com usuários de produtos digitais de notícias. Seu objetivo é identificar os cenários de desejo e frustração dos leitores de informação virtual do jornal Zero Hora e qual produto melhor pode responder a essas necessidade. Esta pesquisa foi realizada em dois momentos: um questionário virtual (de caráter quantitativo), que recebeu 224 respostas; e uma série entrevistas (de caráter qualitativo), com a participação de 20 usuários. Posteriormente foi feita a análise dos dados obtidos, identificação dos cenários de desejo e frustração, priorização destes cenários e o resultado é a proposição de qual produto digital deveria ser desenvolvido para melhor responder a esses cenários.

Artigo Completo:

This paper is the first stage of a graduation final project, and consists in a research with users of digital news products. Its objective is to identify the desire and frustration scenarios of the Zero Hora''s virtual information readers, and which product can better reply these needs. This research was applied in two steps: a virtual survey (quantitative), which received 224 answers; and a set of 20 interviews (qualitative) with users. The obtained data was analyzed, the desire and frustration scenarios were identified, ordered by importance and the result is a proposal of which digital product should be developed in order to better reply these scenarios.

Palavras-chave: produtos digitais, design de interface, user experience, Zero Hora , digital products, interface design, user experience, Zero Horal,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_163

Referências bibliográficas
  • [1] Livros, e material não publicados
  • [2] GARRET, J.J 2011. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. New Riders: Editora Berkeley.
  • [3] WROBLEWSKI, L. 2011. Mobile First. New York: A Book Apart.
  • [4] Textos publicados na internet
  • [5] COMSCORE 2014. Media Metrix®: A solução de medição de audiência on-line e planejamento de mídia mais preferida. In: Andlt;http://www.comscore.com/por/Produtos/Analise-de-Audiencia/Media-Metrix Andgt;, 19/06/2014.
  • [6] EMARKETER 2013. Digital Set to Surpass TV in Time Spent with US Media.
  • [7] In: Andlt; http://www.emarketer.com/Article/Digital-Set-Surpass-TV-Time-Spent-with-US-Media/1010096 Andgt;, 19/06/2014.
  • [8] GREENSLADE, Roy, 2010. 166 US newspapers vanish in two years. The Guardian. In: Andlt; http://www.theguardian.com/media/greenslade/2010/jul/06/us-press-publishing-downturn Andgt;, 19/06/2014.
  • [9] KISSMETRICS 2014. Infographic: Crossing the Digital Divide. In: Andlt;http://blog.kissmetrics.com/crossing-the-digital-divide/ Andgt;, 19/06/2014.
  • [10] SECOM: BRASÍLIA 2014. Pesquisa brasileira de mídia 2014:_hábitos_de consumo_de mídia_pela_população_brasileira, Presidência da República, Brasil. In: Andlt; http://www.slideshare.net/luaraschamo/pesquisabrasileirademdia2014 140307093426phpapp01 Andgt;, 19/06/2014.
Como citar:

Monteiro, Henrique; Perry, Gabriela; "Proposta para um novo produto digital para o jornal Zero Hora", p. 736-752 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_163

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações