Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Protocolo da revisão sistemática de literatura sobre o ensino de design durante a pandemia de Covid-19

Systematic literature review protocol on design education during Covid-19 pandemic

KODAMA, Elisabete Nanami Dulce Egli Esteves ; BERTOLDI, Crstiane Aun ;

Artigo:

Este estudo visa apresentar o protocolo utilizado para a realização da revisão sistemática de literatura (RSL), na pesquisa de mestrado sobre o ensino de design em disciplinas práticas e projetuais na graduação durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021. Esta RSL procura identificar contribuições mais relevantes no campo de design, lacunas, discordâncias e conformidades sobre o tema (SAUR-AMARAL, 2010). O protocolo apresentado explicita a questão norteadora, a base de dados, a estratégia de busca, o processo de seleção de artigos, os critérios de inclusão e exclusão, assim como o processo de análise. Os bancos de dados utilizados são: Scielo, Web of Science, Google Acadêmico, periódicos da plataforma CAPES e sites de anais de congressos, como Actas de Diseño e da editora Blucher. Determinou-se as palavras-chave: “ensino de design”, “ensino remoto”, “pandemia” e “covid-19”, usadas em combinações de duas, três e quatro palavras; e suas equivalentes em inglês e espanhol. Duas categorias foram criadas para se organizar os artigos encontrados: 1) periódicos especializados (longo prazo para aprovação e publicação); e 2) anais de eventos científicos (publicados rapidamente). A inclusão de artigos seguiu os critérios de: escopo sobre aulas práticas e projetuais durante o ensino remoto; buscas entre 2020 e 2022; projetos de pesquisa e adaptações educativas; criação de recursos didáticos; métodos de projeto; e impactos no aprendizado. Os critérios de exclusão determinaram a triagem do filtro 1: título, resumo e palavras-chave; e, do filtro 2, leitura completa; sendo: todos os que estivessem fora do escopo; não pertencessem à área da pesquisa (excluiu-se design de moda, de interiores, engenharia etc.); aqueles que descrevessem um projeto de design sem relação com ensino ou apresentassem apenas resultados de aulas; e ensaios de cunho subjetivo. Espera-se que se obtenha uma visão clara sobre este procedimento utilizado, considerando-se sua reprodução e/ou adaptação.

Artigo:

This study aims to present the protocol used to achievement the systematic literature review (SLR), in the master's research on the design education in practical and design disciplines at graduation during the Covid-19 pandemic in 2020 and 2021. This SLR seeks to identify the most relevant contributions in the field of design, gaps, disagreements, and conformity on the subject (SAUR-AMARAL, 2010). The protocol presented explains the guiding question, the database, the search strategy, the article selection process, the inclusion, and exclusion criteria, as well as the analysis process. The databases used are: Scielo, Web of Science, Google Scholar, CAPES platform journals and conference proceedings websites, such as Actas de Diseño and Blucher publisher. The keywords were determined: “design education”, “remote teaching”, “pandemic” and “covid-19”, used in combinations of two, three and four words; and their equivalents in Portuguese and Spanish. Two categories were created to organize the articles found: 1) specialized journals (long term for approval and publication); and 2) annals of scientific events (published quickly). The inclusion of articles followed the criteria of: scope on practical and design classes during remote teaching; searches between 2020 and 2022; research projects and educational adaptations; creation of teaching resources; design methods; and impacts on learning. The exclusion criteria determined the screening of filter 1: title, abstract and keywords; and, from filter 2, full reading; where: all those outside the scope; did not belong to the research area (fashion design, interior design, engineering, etc.); those who described a design project unrelated to teaching or presented only class results; and subjective trials. It is hoped that a clear view of this procedure will be obtained, considering its reproduction and/or adaptation.

Palavras-chave: ensino de design; revisão sistemática de literatura; pandemia,

Palavras-chave: design education; systematic literature review; pandemic,

DOI: 10.5151/6spdesign-022

Referências bibliográficas
  • [1] SAUR-AMARAL, I. 2010. Revisão sistemática da literatura. Lisboa: Bubok.
Como citar:

KODAMA, Elisabete Nanami Dulce Egli Esteves; BERTOLDI, Crstiane Aun; "Protocolo da revisão sistemática de literatura sobre o ensino de design durante a pandemia de Covid-19", p. 43-44 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-022

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações