Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Prática reflexiva como competência do designer no processo de design critique

Reflective practice as a competence of the designer in the design critique process

Garcia, Natali ; Comparin, Jaqueline Freitas ;

Artigo:

Design Critique pode ser compreendido como um método colaborativo dentro do processo de design. Enquanto método, tem a finalidade de estabelecer um ambiente onde pares e especialistas possam criticar trabalhos buscando a evolução dos resultados e dos próprios profissionais. Neste contexto, percebem-se oportunidades para refletir e explorar boas práticas do Design Critique a partir do conceito de "reflexão - na - ação" de Donald Schön (2000). Para Schön a “reflexão - na - ação" se trata de uma avaliação dos efeitos da ação, realizada pelo profissional, ou seja, é como pensam os profissionais enquanto fazem o que fazem. Deste modo, o objetivo deste estudo é refletir sobre a importância da prática reflexiva de Schön a fim de explorar caminhos desejáveis para o Design Critique. O método se dá por meio de uma revisão teórica preliminar acerca dos conceitos e pela análise de um caso, que explora novas modalidades de critique. Ao final apresentam-se as correlações sobre as duas teorias e uma análise reflexiva sobre boas práticas do Design Critique.

Artigo:

Design Critique can be understood as a collaborative method within the design process. As a method, it has the purpose of establishing an environment where peers and specialists can criticize each other’s works, aiming for the evolution of the results and of the professionals themselves. In this context, there are opportunities to reflect and explore good practices in Design Critique based on Donald Schön's (2000) concept of "reflection - in - action". For Schön, "reflection - in - action" is an evaluation of the effects of the action, carried out by the professional, that is, it is how professionals think while doing what they do. Thus, the aim of this study is to reflect on the importance of Schön's reflective practice in order to explore desirable paths for Design Critique. The method takes place through a preliminary theoretical review of the concepts and through the analysis of a case, which explores new modalities of criticism. At the end, the correlations between the two theories and a reflective analysis of good practices of Design Critique are presented.

Palavras-chave: Design Critique; Reflexão - na - Ação; Tecnologia multimodal;,

Palavras-chave: Design Critique; Reflection - in - Action; Multimodal technology;,

DOI: 10.5151/jopdesign2022-12

Referências bibliográficas
  • [1] "FORLANO, Laura. SMITH, Stephanie. Critique as Collaboration in Design Anthropology. Journal of Business Anthropology, vol. 7, no. 2, p. 279–300, 2018.
  • [2] GRAY, Colin M. Democratizing assessment practices through multimodal critique in the design classroom. International Journal of Technology and Design Education, 2018.
  • [3] SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • [4] SCHÖN, Donald A. The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action. New York, NY: Basic Books, 1983."
Como citar:

Garcia, Natali; Comparin, Jaqueline Freitas; "Prática reflexiva como competência do designer no processo de design critique", p. 76-83 . In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2022-12

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações